Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada

Assinatura Digital

Terminadas obras de requalificação no Centro Coordenador de Transportes da Lourinhã

requalificacaorodoviaria

O executivo municipal e o executivo da União de Freguesias da Lourinhã e Atalaia visitaram esta manhã o Centro Coordenador de Transportes da Lourinhã no âmbito das obras de requalificação ali realizadas e que estão agora concluídas.

Pólo central das deslocações de autocarros públicos no concelho da Lourinhã, esta infraestrutura, construída no início da década de 90 foi alvo de obras de requalificação, uma vez que o edifício apresentava uma maior degradação na estrutura metálica, "em consequência da forte exposição marítima da zona, bem como nas fachadas, onde se observavam zonas de vandalismo", refere a autarquia em comunicado enviado ao ALVORADA. No seu interior verificava-se alguma falta de manutenção, "dando origem ao aparecimento de fungos nas paredes e zonas fissuradas, estando as infraestruturas obsoletas".

Orçada em 153 mil euros e suportada na totalidade pela Câmara Municipal da Lourinhã, a intervenção de requalificação, conservação e manutenção, da responsabilidade da empresa Belmiro Marques, no Bombarral, contemplou a conservação da fachada exterior; limpeza com produtos antifúngicos; tratamento de fissuras e posterior pintura das mesmas; e reparação de toda a estrutura metálica.

Nas zonas em grande estado de degradação e oxidação foi realizada a decapagem e aplicadas resinas e pinturas que aumentam a durabilidade. Outros elementos metálicos foram substituídos por elementos galvanizados. As coberturas dos edifícios e do telheiro foram substituídas por chapas caneladas e galvanizadas, tendo sido aplicados 80 painéis fotovoltaicos com potência fotovoltaica de 21.6 kWp.

No interior do espaço, os trabalhos consistiram na reparação de fissuras e pinturas de paredes e tectos, substituição de rodapés, tratamento e pintura de carpintarias, restruturação do sistema de eletricidade e colocação de iluminação de tecnologia LED, restruturação do Sistema de Segurança contra Risco de Incêndio, bem como a requalificação das bilheteiras.

A visita foi assinalada com o descerrar de uma placa evocativa.

Texto: ALVORADA
Fotografia: Sofia de Medeiros/ALVORADA