Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada

Assinatura Digital

Covid-19: quatro surtos activos em lares do concelho da Lourinhã com 161 doentes e provocaram 11 mortes

covid 19 6

Os quatro surtos activos de Covid-19 em lares de idosos do concelho da Lourinhã aumentou para 161 doentes infectados pelo novo coronavírus e provocou a morte de 11 pessoas.

De acordo com os dados oficiais respeitantes a 31 de Janeiro da Autoridade de Saúde Local da Lourinhã, que o ALVORADA teve acesso, os quatro surtos em ERPI - Estruturas Residenciais para Pessoas Idosas estão localizados na Santa Casa da Misericórdia da Lourinhã, AMETIC - Complexo de Santa Bárbara, Casa de Repouso Vila Loba (Lourinhã) e Centro Social e Paroquial de Moita dos Ferreiros.

No Lar da Santa Casa da Misericórdia da Lourinhã, cujo surto teve início no dia 10, há presentemente quatro casos positivos, concretamente um utente e três profissionais. Há a lamentar um óbito.

Já quanto à situação no Complexo de Santa Bárbara, o surto que se iniciou no dia 11 tinha, no último dia do mês, 92 casos positivos, dos quais 67 são residentes e 25 são profissionais. Já faleceram nove pessoas.

Em relação à Casa de Repouso Vila Loba, o surto iniciou-se no dia 14 e são 34 pessoas que testaram positivo ao novo coronavírus, dos quais 28 são residentes e 6 são profissionais.

Sobre a situação no Lar do Centro Social e Paroquial da Moita dos Ferreiros, que tem um surto activo desde o dia 15, foram infectadas 31 pessoas: 18 residentes e 12 profissionais. Há a lamentar um óbito.

Quanto ao surto que ocorreu na Casa de Acolhimento da Areia Branca da Casa Pia, a Autoridade de Saúde Local já deu por terminado, a 31 de Janeiro, depois de terem estado infectadas seis pessoas com o vírus SARS-CoV-2.

Texto: ALVORADA