Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada

Assinatura Digital

Lourinhã: Município iniciou processo de detecção e localização de fugas de água na rede de abastecimento

deteccaofugasagua

Vão decorrer até ao final deste ano, os trabalhos de detecção e localização de fugas na rede de abastecimento de água, iniciados no passado dia 23 de Junho pelo Município da Lourinhã.

O projecto está a ser conduzido pela empresa Wavesdefender Tratamento de Água Lda. - Wta e pretende detectar e localizar as fugas de água na rede de abastecimento do concelho da Lourinhã, através da sonda directa de pontos de fácil acesso de tubagem, como válvulas de seccionamento, bocas-de-incêndio e bocas de rega, utilizando equipamento dotado de um amplificador e de um filtro de ruído (Geofone).

Neste processo, é ainda efectuada a sondagem acústica indirecta, com escuta efectuada à superfície do solo, acima da conduta, quando as características do terreno o permitem.

Num comunicado enviado ao ALVORADA, a autarquia lourinhanense revela que ao longo deste processo, a empresa Wavesdefender Tratamento de Água Lda. - Wta, “estará devidamente credenciada e identificada, podendo surgir situações pontuais que careçam de acesso a locais específicos, em propriedade privada, pelo que o Município da Lourinhã solicita a colaboração e disponibilidade de todos os munícipes no apoio aos trabalhos executados por estas equipas”.

Sobre a reparação das fugas de água, a empresa comunica a sua detecção à Câmara Municipal que, através de meios próprios, procede à reparação das mesmas. “A redução do volume de água perdida torna-se especialmente relevante, tanto no que a encargos económicos elevados respeita como ao impacto ambiental”, concluiu o comunicado.

Texto: ALVORADA
Fotografia: CML