Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada

Assinatura Digital

Sismo de 2.5 na escala de Richter registado perto da Lourinhã

sismo lourinha 27092022

Um sismo de magnitude 2.5 na escala de Richter foi registado na última noite no concelho da Lourinhã, sem causar danos pessoais ou materiais, revelou o IPMA - Instituto Português do Mar e da Atmosfera.

De acordo com o IPMA, o sismo ocorreu às 20h40, com o epicentro a três quilómetros de profundidade e a cerca de seis quilómetros da Lourinhã.

Este tremor de terra "foi sentido com intensidade máxima III, na escala de Mercalli modificada, nos concelhos de Bombarral e Lourinhã", explica o IPMA. O sismo foi registado nas estações da Rede Sísmica do Continente do IPMA a Este-Nordeste da Lourinhã, adiantando que “a localização do epicentro de um sismo é um processo físico e matemático complexo que depende do conjunto de dados, dos algoritmos e dos modelos de propagação das ondas sísmicas”.

Ainda segundo este organismo público, “agências diferentes podem produzir resultados ligeiramente diferentes. Do mesmo modo, as determinações preliminares são habitualmente corrigidas posteriormente, pela integração de mais informação. Em todos os casos acompanhe sempre as indicações dos serviços de protecção civil”. Contudo, não foi, até ao momento, emitida nenhuma informação pela Protecção Civil.

O último sismo registado pelo IPMA tinha ocorrido no passado dia 14, de magnitude 4.5 (Richter) e cujo epicentro se localizou a cerca de 120 km a Sul-Sudoeste de Faro. Também não causou danos pessoais ou materiais e foi sentido com intensidade máxima III/IV (escala de Mercalli modificada) nos concelhos de Faro e Lagoa.

Texto: ALVORADA com agência Lusa