Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada
Login

Login na sua conta

Username *
Password *
Lembrar-me

Criar uma conta

Campos marcados com (*) são obrigatórios.
Nome *
Username *
Password *
Confirmar Password *
Email *
Confirmar email *
Captcha *
Reload Captcha

6ª edição do Festival da Abóbora da União de Freguesias da Lourinhã e Atalaia decorre de 1 a 3 de Novembro

festivalabobora2019

O Pavilhão Multiusos da Atalaia recebe nos próximos dias 1, 2 e 3 de Novembro, a 6ª edição do Festival da Abóbora, uma organização da União de Freguesias da Lourinhã e Atalaia. Uma vez mais, durante os três dias do certame, os visitantes podem ver, gratuitamente, exposições de abóboras de vários géneros e tamanhos, degustar a gastronomia e doçaria confeccionada com abóbora, mostras de artesanato, assistir a ‘workhops’ e à animação musical com ranchos e grupos de música tradicional portuguesa.

A cerimónia de inauguração do festival está agendada para dia 1 de Novembro, sexta-feira, pelas 15h00. De entre as várias actividades programadas, destaca-se o IV Concurso Nacional de Doçaria com Abóbora, que decorrerá na sexta-feira pelas 18h00. No sábado, dia 2, realizam-se as Jornadas Técnicas sobre Agricultura e a Cultura da Abóbora, aberta aos produtores e empresários agrícolas e público interessado. Já no domingo, dia 3, tem lugar o IV Concurso Nacional da Abóbora, pelas 11h00 assim como o corte da Torta Gigante com Doce de Abóbora que irá reverter a favor da Santa Casa da Misericórdia da Lourinhã.

Durante o certame marcam também presença organizações de outros festivais relacionados com a temática da abóbora, como por exemplo a Associação Cultural, Recreativa e Social de Real, de Penalva do Castelo (Viseu) que, para além da mostra de produtos regionais, irá participar com a Tuna Realense. Está ainda prevista a presença de uma delegação da vila de Deuil-La Barre, de França.

A organização do festival promove ainda a Semana Gastronómica da Abóbora, de 26 de Outubro a 3 de Novembro, com os restaurantes aderentes da freguesia. Abóbora recheada com vitela, salteado de bacalhau com abóbora, lombinhos de porco ibérico com arroz de abóbora, Hambúrguer de Abóbora em Cama de Agrião, Pizza de Abóbora e Chevre e crepes de doce de abóbora com amêndoa são algumas das iguarias a degustar durante esta semana nos estabelecimentos aderentes.

O evento terá as portas abertas na sexta-feira e no sábado das 11h00 às 24 horas e no domingo das 11h00 às 19h00. A entrada é livre.

Texto: Sofia de Medeiros/ALVORADA
Fotografia: Direitos Reservados