Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada

Assinatura Digital

Campanha internacional ‘Construir Cidades e Vilas Resilientes’: Lourinhã recebeu certificado de participação e de compromisso

cidadesevilasresilientes23dr

O Município da Lourinhã recebeu o certificado de participação e de compromisso na campanha internacional da Organização das Nações Unidas ‘Construir Cidades e Vilas Resilientes’ (MCR2030), durante o 8º Encontro Nacional de Cidades e Vilas Resilientes, que decorreu em Loulé, entre 24 e 26 de Maio. Este evento, promovido por aquela autarquia, contou com o apoio da Autoridade Nacional de Emergência e Protecção Civil.

A entrega dos certificados de participação das cidades e vilas na campanha internacional, contou com a presença de Milos Gubic do Gabinete Europeu da UNDRR, do presidente da Câmara Municipal de Loulé, Vítor Aleixo, e do presidente da Autoridade Nacional de Emergência e Protecção Civil, Brigadeiro General Duarte da Costa.

A Lourinhã aderiu à iniciativa da ONU em 2013 e, actualmente, participa activamente na Plataforma Nacional para a Redução do Risco de Catástrofe, através do projecto municipal ‘Lourinhã Mais Resiliente’, representativo da relevância e do papel que a autarquia tem desempenhado na resiliência das comunidades.

O evento, que contou com um total de 90 participantes, das 51 cidades e vilas inscritas na campanha internacional da UNDRR ‘Construir Cidades Resilientes (MCR2030)’, teve como objectivo a partilha das boas práticas no nível local, no que à resiliência respeita, e o debate das necessidades e constrangimentos que os municípios têm na implementação dos planos de acção para a resiliência.

Durante os três dias de trabalho, foram ainda discutidas as temáticas da gestão florestal, da biodiversidade, dos riscos costeiros, do risco sísmico, da protecção civil municipal e do sistema de aviso e alerta às populações.

Texto: ALVORADA
Fotografia: Direitos Reservados