Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada
Login

Login na sua conta

Username *
Password *
Lembrar-me

Criar uma conta

Campos marcados com (*) são obrigatórios.
Nome *
Username *
Password *
Confirmar Password *
Email *
Confirmar email *
Captcha *
Reload Captcha

Museu da Lourinhã acolheu sessão de inauguração da Exposição Temporária de Arte Sacra Local

Are Sacra

Decorreu esta tarde, no Museu da Lourinhã, a inauguração da Exposição Temporária Descentralizada ‘Arte Sacra Local’ que vai percorrer parte do concelho. Trata-se do resultado de uma parceria entre várias instituições: Município da Lourinhã, GEAL - Museu da Lourinhã, Centro de Estudos Históricos da Lourinhã, Vigararia da Lourinhã e Juntas de Freguesia do concelho. Estão patentes ao público exemplares arquitectónicos simbólicos do Património Histórico Religioso Local provenientes de igrejas e capelas dos séculos XIV a XVI da Rota Renascentista, que mostram os símbolos de fé associados ao edificado religioso.

Recorde-se que a história de Portugal, e de grande parte da Europa, foi construída em torno da fé católica, pelo que o seu legado religioso, enquanto repositório de raízes ancestrais, é, para os promotores desta iniciativa, “essencial para entender o passado, manter a memória colectiva e a identidade da comunidade”. A importância desta exposição foi sublinhada esta tarde pelos representantes de todas as instituições envolvidas na sua organização.

Os polos expositivos permanentes estão disponíveis ao público entre 5 de Janeiro a 17 de Maio (10h00/13h00 e 14h30/18h00) nas Salas das Antigas Profissões e Arte Sacra do Museu da Lourinhã - recentemente modificada - inclui apontamentos da Igreja da Misericórdia, e a parede do ‘Sítio Na Rua’ (Rua João Luís de Moura), também inaugurada oficialmente este sábado, acolhe elementos da Igreja Matriz de Santa Maria do Castelo. A Exposição Descentralizada decorre até 29 de Março (14h00 às 18h00).

Além das exposições temporárias, existem várias actividades paralelas que já tiveram início, de forma descentralizada, a cada domingo (de 5 de Janeiro a 29 de Março) e em cada uma das igrejas e capelas da Rota Renascentista.

As próximas actividades calendarizadas deste programa são as seguintes:

União de Freguesias de São Bartolomeu dos Galegos e Moledo - dia 19, Festa em Hora de Santo Antão no Moledo, na Igreja do Divino Espírito Santo; dia 26, Igreja de Nª Srª dos Anjos na Feteira: 15h30 - Grupo Coral Alvoradas; 2 de Fevereiro, Igreja de São Bartolomeu dos Galegos - Festa em Honra de Santa Maria.

Freguesia de Moita dos Ferreiros - dias 9, 16 e 23 de Fevereiro, Santuário da Misericórdia; dia 9, 16h00 - Coro Municipal da Lourinhã.

União de Freguesias de Miragaia e Marteleira - dias 9 e 16 de Fevereiro, Igreja de São Lourenço dos Francos: dia 16, 16h00 - Dueto Estillus (Conceição Moniz, flauta transversal; Manuel Jorge, piano).

União de Freguesias de Lourinhã e Atalaia - dia 8 de Março, Museu da Lourinhã e ‘Sítio a Rua’: 15h00 - Coro Municipal da Lourinhã. Dias 14 e 15 de Março, Igreja de Nª Srª dos Anjos a Lourinhã. Dia 14, 15h30 - Coro Litúrgico Nª Srª da Anunciação. Dias 21 e 22 de Março, Igreja de Santo António na Lourinhã; dia 22, 16h00 - Coro da Catequese da Lourinhã. Dias 28 e 19 de Março, Igreja de Nª Srª do Amparo em Toxofal de Cima; dia 28, 15h30 - Coro Juvenil da AMAL.

O Concerto de Encerramento da Exposição Descentralizada ‘Arte Sacra Local’ está agendado para dia 16 de Maio, pelas 21h30, o Convento de Santo António, com a actuação do Grupo Coral Alvoradas, Coro Litúrgico Nª Srª da Anunciação, Coro da Catequese da Lourinhã, Coro Juvenil da AMAL e Coro Municipal da Lourinhã com a Banda da Arruda (Missa Katharina).

Texto e fotografia: ALVORADA