Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada

Assinatura Digital

Lourinhã: ‘Furnaka EcoSurf Village’ recebeu novamente certificação internacional ‘Chave Verde’

greenkeydr

O aldeamento ‘FurnaKa EcoSurf Village’, unidade de alojamento turístico do concelho da Lourinhã, recebeu pelo quarto ano consecutivo o reconhecimento/certificação ‘Green Key’ da Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE).

A entrega deste galardão decorreu no passado dia 29 de Junho, numa cerimónia realizada no Centro de Congressos do Algarve, o primeiro Centro de Congressos Nacional Green Key, tendo 268 estabelecimentos sido galardoados na edição de 2023, mais 41 do que no ano passado, dos quais 54 recebem o galardão pela primeira vez, 201 renovam a candidatura e 13 reintegram o programa.

A cerimónia contou com a presença de João Fernandes, presidente Entidade Regional de Turismo do Algarve, José Apolinário, presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Algarve, Vítor Aleixo, Presidente da Câmara de Loulé e José Archer, presidente ABAE.

O destaque desta edição 2023 vai para o primeiro Centro de Congressos Green Key - Centro de Congressos do Algarve - resultado do trabalho e do empenhado no cumprimento dos critérios do programa, relacionados com gestão sustentável de água, resíduos, energia, espaços interiores e exteriores.

À semelhança de edições anteriores, os hotéis apresentam o maior número de galardoados, com 204 unidades, mais 58 do que na edição de 2023, ultrapassando, pela primeira vez, 75% de estabelecimentos 'Green Key' numa edição. O programa conta, ainda, com 26 alojamentos locais, 21 turismos no espaço rural, nove restaurantes, sete parques de campismo e uma pousada de juventude. De ressalvar, também, que a taxa de renovação se encontra nos 88%.

O 'Green Key' está presente em todo o território nacional, com a Região Autónoma da Madeira a manter a liderança com 60 unidades galardoadas, mais 11 do que no ano passado, sendo seguida de perto pela Região do Algarve que conta com 51 estabelecimentos 'Green Key', mais 14 do que em 2022, partilhando uma taxa de crescimento de cerca de 38% juntamente com a Região de Lisboa que apresenta, em 2023, 40 galardoados, mais 11 do que em 2022.

No Continente, encontram-se, na Região Norte, 44 galardoados, a Região Centro apresenta 39 unidades 'Green Key' e o Alentejo 14. Na Região Autónoma dos Açores estão reconhecidos 20 estabelecimentos turísticos com Green Key. Funchal (34 galardoados), Lisboa (19), Porto (13), Albufeira (12), e Loulé (11) são os municípios com mais estabelecimentos galardoados em 2023.

Texto: ALVORADA
Fotografia: Direitos Reservados (arquivo)