Retomadas escavações no sítio arqueológico de São Lourenço dos Francos
- Lourinhã
- 29/08/2023 12:31
Foi retomada a campanha de escavação arqueológica junto à Igreja de São Lourenço dos Francos, informou hoje o Município da Lourinhã, decorrendo os trabalhos até 15 de Setembro. Esta acção decorre no âmbito do Projecto Plurianual de Arqueologia São Lourenço dos Francos ‘Entre o Mundo Romano, a Antiguidade Tardia e a Alta Idade Média’. Os trabalhos de escavação neste sítio arqueológico do nosso concelho vão poder ser acompanhados por alunos das escolas da região, bem como pelo público em geral.
Em comunicado enviado ao ALVORADA, a edilidade sublinha que o sítio arqueológico de São Lourenço dos Francos é “relevantíssimo para a compreensão da história da ocupação romana e medieval da Lourinhã”. Aqui foram encontrados “um vasto número de indícios arqueológicos de época romana”, entre as quais duas lagaretas para fazer vinho ou azeite, mais de 1500 artefactos e diversas estruturas arqueológicas, cujos muros foram identificados através de georradar, uma técnica de aquisição de informação espacial que se utiliza recorrendo a equipamento electrónico para investigar ou detectar objectos e estruturas sob o solo.
A campanha deste ano inclui uma escavação arqueológica, a qual contará com uma equipa de arqueólogos e voluntários de várias universidades portuguesas (Universidades de Coimbra e do Porto), alunos da América do Sul (Brasil) que cursam os seus estudos de arqueologia em Portugal e colaboradores da Universidade de Pula, na Croácia. Os objectivos para este ano passam pela delimitação de parte da área funcional da ‘pars rustica’ (lagar), contextualização da unidade cronológica principal, recolha de artefactos arqueológicos que possibilitem uma datação mais assertiva do local, análise da estratigrafia existente e modelação digital das realidades arqueológicas identificadas, entre outros.
Segundo José Tomé, vice-presidente do executivo camarário, citado no comunicado, “o projecto arqueológico de São Lourenço dos Francos é um projecto plurianual no qual a Câmara Municipal da Lourinhã, em articulação com a União de Freguesias de Miragaia e Marteleira, se encontra a apostar fortemente, visto haver indícios de ter existido um local bastante relevante na época romana, antiguidade tardia, época medieval e moderna, o que se reveste de enorme importância para a história da Lourinhã”.