Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada

Assinatura Digital

Serviço de Obstetrícia do Hospital das Caldas da Rainha abre na segunda-feira após conclusão de obras de beneficiação

Internamento Obstetricia CHOeste

Estão concluídas as obras de requalificação do Serviço de Obstetrícia na Unidade das Caldas da Rainha do CHO - Centro Hospitalar do Oeste, informou a instituição em comunicado enviado ao ALVORADA. Os trabalhos visaram, segundo o conselho de administração, a remodelação do internamento de obstetrícia e do bloco de partos, “com o objectivo de melhorar as condições de qualidade, conforto e segurança para utentes e profissionais de saúde”. Com um investimento global de 1.347.487,39 euros, dos quais 401.255,60 foram financiados no âmbito do programa de Incentivo Financeiro à Qualificação dos Blocos de Partos do SNS - Serviço Nacional de Saúde, no âmbito de candidatura apresentada, 725.000 euros financiados pelo Município das Caldas da Rainha e 221.231,79 euros suportados pelo CHO.

O CHO explica também que aproveitou a concretização das empreitadas de remodelação do bloco de partos e do internamento de obstetrícia, para realizar previamente outras duas obras (reparação da rede de esgotos e reparação da rede de águas) que, no seu conjunto, “conferem uma ampla remodelação ao Serviço de Obstetrícia do Centro Hospital do Oeste”.

As quatro empreitadas tiveram início a 1 de Junho e encontram-se concluídas, estando prevista a reabertura do serviço para a próxima segunda-feira, data em que irá retomar o normal funcionamento, assume o conselho de administração do CHO.

No decorrer desta intervenção, a actividade assistencial do Serviço de Obstetrícia (internamento, bloco de partos e urgência obstétrica e ginecológica) as utentes do CHO têm sido acolhidas no Centro Hospitalar de Leiria.

As obras de melhoramento do bloco de partos visaram criar quatro salas de parto, três instalações sanitárias para utentes e uma para profissionais, uma sala de trabalho/posto de vigilância, uma zona de sujos, assim como a instalação do sistema de climatização. No que concerne à remodelação do internamento de obstetrícia, a empreitada visou dotar a globalidade das salas existentes do internamento de melhores condições de conforto e segurança, com intervenções ao nível do pavimento, paredes, iluminação, portas interiores, caixilharia, calhas hospitalares, e mobiliário.

Entre os investimentos mais relevantes em termos de equipamentos, destaca-se a aquisição de ecógrafo para obstetrícia, ventiladores neonatais de transporte, CTG, Doppler fetal, camas de parto, berços e monitores multiparamétricos para grávidas e neonatais, reforçando a vigilância do bem-estar materno-fetal.

No mesmo comunicado, o conselho de administração presidido por Elsa Baião agradece aos utentes e aos profissionais toda a compreensão demonstrada durante esta fase de obras. “São ainda merecedores de um reconhecido agradecimento as equipas e o Conselho de Administração do Centro Hospitalar de Leiria, pelo contributo inestimável na resposta às utentes do CHOeste e pela viabilização da realização da requalificação mencionada, bem como as equipas do CHOeste, pela extrema dedicação e compromisso com a população servida, tendo estas integrado durante os últimos cinco meses as escalas da Urgência de Ginecologia-Obstetrícia do CHL, deslocando-se do seu habitual local de trabalho”, conclui a comunicação. 

Texto: ALVORADA com agência Lusa
Fotografia: CHO