Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada

Assinatura Digital

Urgências dos hospitais públicos das Caldas e de Torres com novos constrangimentos esta semana

CHO logo

O Serviço Nacional de Saúde vai ter, esta semana, 33 unidades com urgências a funcionar com limitações, de acordo com o plano de reorganização da rede divulgado este sábado à noite pela Direcção Executiva do SNS. Em relação aos três hospitais públicos que integram o CHO - Centro Hospitalar do Oeste, apenas o Serviço de Urgência do Hospital de Peniche estará a funcionar normalmente, enquanto que as urgências hospitalares das Caldas da Rainha e Torres Vedras vão ter constrangimentos em várias especialidades médicas, devido à dificuldades do preenchimento das escalas com profissionais.

Unidade Hospitalar das Caldas da Rainha - Serviço de Urgência Médico-Cirúrgico

Ginecologia/Obstetrícia: está encerrada este domingo.

Pediatria: está encerrada este domingo.

Medicina Interna: esteve encerrada durante o dia.

Cirurgia Geral: esteve encerada este domingo e volta a estar encerrada no próximo sábado (dia e noite). Neste período os doentes são canalizados para o Centro Hospitalar do Oeste, EPE - SUMC de Torres Vedras e Centro Hospitalar Universitário de Lisboa Central, EPE - SUP.

Unidade Hospitalar de Torres Vedras - Serviço de Urgência Médico-Cirúrgico

Pediatria: encerrada as noites de terça-feira a sábado.

Ortopedia: encerrada no sábado durante o dia e noite.

Nestes dias os doentes são canalizados para o Centro Hospitalar do Oeste, EPE - SUMC das Caldas da Rainha e Centro Hospitalar Universitário de Lisboa Central, EPE - SUP.

Medicina Interna: encerrada na noite de quinta-feira. Os doentes, neste período, são canalizados pera o Centro Hospitalar do Oeste, EPE - SUMC das Caldas da Rainha e Centro Hospitalar Universitário de Lisboa Central, EPE - SUP.

Serviço de Urgência Básica da Unidade Hospitalar de Peniche

Esta semana estará a funcionar normalmente e sem constrangimentos.

De acordo com o plano, os Serviços de Urgência do SNS têm 83 pontos em todo o país e, apesar das limitações identificadas, têm “demonstrado capacidade de articulação” e resposta, com “o forte apoio do INEM”.

Serão 50 unidades a funcionar em pleno (60%) e nas restantes verifica-se uma melhoria real nas especialidades com constrangimentos e dos dias com limitações, refere a Direcção Executiva do SNS no documento.

A entidade executiva considera que há uma “consolidação da tendência de melhoria na resposta”, que não será alheia aos efeitos dos recentes acordos com os médicos e ao impacto reflectido na organização das escalas de serviço.

Na semana entre 3 e 9 de Dezembro encontravam-se 44 serviços de urgência a funcionar em pleno (53%), e os outros 39 com constrangimentos nalgumas especialidades, como a Via Verde AVC. A actualização agora divulgada prevê que na Via Verde Coronária haja apenas limitações num ponto da rede em todo o país durante a próxima semana.

Os responsáveis pelo plano destacam que a pressão nos serviços devido às infeções respiratórias da época, tanto no internamento como nas urgências, tem causado “picos de procura”, com tempos de espera mais demorados, mas menores do que em anos anteriores.

Os doentes são aconselhados a ligarem previamente para o SNS24 (808 242 424). Nas situações de urgência ou emergência deverão contactar o 112, que encaminhará a chamada para o INEM. "Face às condicionantes da situação actual, poderão verificar-se constrangimentos acrescidos no acesso aos serviços de urgência, com principal impacto nos casos menos graves", admite-se no documento. Já os cuidados de saúde primários "devem reorganizar-se e assegurar períodos de atendimento não programado", para doentes com patologia aguda, nomeadamente os que forem enviados pelo SNS24.

Texto: ALVORADA com agência Lusa