Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada
Assinatura Digital

Login na sua conta

Username *
Password *
Lembrar-me

Criar uma conta

Campos marcados com (*) são obrigatórios.
Nome *
Username *
Password *
Confirmar Password *
Email *
Confirmar email *
Captcha *
Reload Captcha

COVID-19: Peniche registou o primeiro caso positivo de doente infectado pelo vírus

Hospital Peniche

O concelho de Peniche registou hoje o primeiro caso de contágio do Covid-19, anunciou em comunicado a Câmara Municipal. A autarquia lamenta o sucedido e informa, em comunicado enviado ao ALVORADA, que “hoje, após realização de análise e contra-análise, foi validado como caso positivo”. A edilidade assegura que “estão a ser executadas as medidas de prevenção junto da família mais próxima e da população da área de residência”.

Na comunicação à comunicação social, sore a situação epidemiológica no concelho, o presidente da Câmara Municipal, Henrique Bertino, “apela para que se mantenha a serenidade e a determinação necessárias para que sejam cumpridas todas as recomendações da Direção-Geral da Saúde e das demais autoridades”.

Recorde-se que, ontem, o Município de Torres Vedras revelou que os primeiro primeiros quatro casos de doença Covid-19 no concelho. Trata-se de três adultos e uma criança, que estão a ser acompanhadas pelo Centro Hospitalar do Oeste. Mais nenhum município do Oeste revelou, até ao momento, a existência de doentes infectados nesta pandemia. Segundo a Direcção-Geral da Saúde, estão confirmados 1020 casos no país, mais 235 que esta quinta-feira. O número de mortos subiu para seis.

Recorde-se que a Direcção-Geral da Saúde exorta a população que, em caso de sintomas, deve-se ligar primeiro para a linha telefónica SNS 808 24 24 24 ou entrar em contacto telefónico com o seu Centro de Saúde. Em caso de sintomatologia aguda deve ligar o 112. Caso sinta sintomas, evite idas ao hospital ou a outros equipamentos de saúde.

Solicita-se à população que se mantenha em isolamento social voluntário e que cumpra as recomendações já divulgadas: adote medidas de higiene e etiqueta respiratória: tape o nariz e a boca quando espirrar ou tossir (com lenço de papel ou com o cotovelo, nunca com as mãos) e deite sempre o lenço de papel no lixo; lave as mãos frequentemente e sempre que se assoar, espirrar ou tossir e após contacto directo com pessoas doentes.

Utilize máscara apenas se tiver sintomas respiratórios: tosse, espirros ou falta de ar. Evite contacto próximo com pessoas que apresentem infecção respiratória. Os aglomerados de pessoas deverão ser evitados, ainda que em espaços privados ou em ambiente familiar. Deve ficar, sempre que possível, em casa.

Texto: ALVORADA
Fotografia: Direitos Reservados