Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada

Assinatura Digital

Eleições: Presidente da Câmara da Nazaré, Walter Chicharro, é número três do PS por Leiria

logo PS

O presidente da Câmara Municipal da Nazaré, Walter Chicharro, é número três da lista do PS pelo Círculo Eleitoral de Leiria às próximas eleições legislativas, que tem como cabeça-de-lista o líder parlamentar Eurico Brilhante Dias. O autarca nazareno cumpre o último mandato e terá de renunciar caso seja eleito, a exemplo do seu colega de Arruda dos Vinhos, André Rijo, que candidata-se na lista do círculo de Lisboa. São dois presidentes de câmara que integram a OesteCIM - Comunidade Intermunicipal do Oeste que poderão ser substituídos após 10 de Março.

Recorde-se que Eurico Brilhante Dias, ex-secretário de Estado para a Internacionalização, já foi candidato pelo círculo eleitoral de Leiria nas eleições legislativas de Janeiro de 2022. Em número dois, também pela quota do secretário-geral Pedro Nuno Santos, deve figurar Ana Sofia Antunes, secretária de Estado da Inclusão. Depois de Walter Chicharro, em terceiro, segue a leiriense Catarina Louro, a deputada caldense Sara Velez e, em quinto, o deputado bombarralense Jorge Gabriel Martins. ¨Sai da lista o actual deputado nazareno Salvador Formiga. A lista foi aprovada ontem à noite pela Comissão Política Distrital de Leiria em reunião realizada na capital do distrito.

Na noite de segunda-feira, de acordo com fonte do PS à agência Lusa, a direcção de Pedro Nuno Santos chegou a acordo com o alcobacense Daniel Adrião, que concorreu à liderança dos socialistas nas eleições internas de 15 e 16 de Dezembro - e cuja corrente tem quatro elementos na Comissão Nacional -, integrando-o como quinto da lista pelo círculo de Coimbra, que terá como cabeça-de-lista a ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, ex-presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro entre 2014 e 2019 e é professora na Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra.

A Comissão Política do PS reúne-se hoje à noite para aprovar a versão final das listas de candidatos a deputados às próximas eleições legislativas, encontro que será antecedido por uma reunião do Secretariado, o órgão de direcção. Na reunião do Secretariado Nacional do PS, que terá lugar ao fim da tarde, os membros da direcção deste partido analisam os principais problemas no processo de elaboração das listas concorrentes aos diferentes círculos eleitorais e apresentam a seguir a proposta final à Comissão Política Nacional. Pelos estatutos do PS, cabe ao secretário-geral, Pedro Nuno Santos, indicar um terço do total de lugares, sendo os restantes dois terços da responsabilidade das comissões políticas federativas de cada círculo eleitoral.

Texto: ALVORADA com agência Lusa