Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada

Assinatura Digital

Direcção-Executiva do SNS nomeou Elsa Baião presidente da Unidade Local de Saúde do Oeste

ULS Oeste

Elsa Baião foi esta tarde formalizada presidente do Conselho de Administração da Unidade Local do Oeste, E.P.E. pela Direcção-Executiva do SNS - Serviço Nacional de Saúde. A administradora hospitalar foi, até 31 de Dezembro último, presidente do Conselho de Administração do CHO - Centro Hospitalar do Oeste. Em comunicado, o organismo presidido por Fernando Araújo informa que foi reconduzido como vogal executivo Carlos Sobral com o pelouro financeiro, que mereceu o aval do ministro das Finanças, Fernando Medina, e ainda de Maria de Lurdes Ponciano, para o cargo de enfermeira-directora.

Foram também designados outros membros do Conselho de Administração da ULS Oeste, após aprovação pela CReSAP - Comissão de Recrutamento e Selecção para a Administração Pública. Para direcctor clínico para a área dos cuidados de saúde hospitalares foi nomeado Pedro Carvalho e para director clínico para a área dos cuidados de saúde primários, Rodrigo Henriques Marques. Segundo a DE-SNS, a CReSAP teve em conta “a idoneidade, experiência e competências profissionais para o desempenho dos cargos” que “são evidenciadas nas respectivas notas curriculares”.

Está a faltar a nomeação de um administrador para a ULS Oeste, pois, segundo a legislação publicada pelo Ministério da Saúde, este órgão pode ser constituído por cinco membros, um dos quais indicado pelos oito presidentes de câmara dos concelhos abrangidos: Lourinhã, Bombarral, Peniche, Óbidos, Caldas da Rainha, Cadaval, Torres Vedras e Sobral de Monte Agraço. Tal como o ALVORADA já tinha noticiado, foi proposto à DE-SNS para ocupar esse lugar o presidente da Câmara Municipal do Cadaval, José Bernardo Nunes, mas foi recusado pela CReSAP após a análise curricular do candidato. Nesse sentido, foi pedido que os autarcas indicassem outro candidato que, até agora, não foi ainda nomeado.

Segundo a DE-SNS, trata-se de “um processo tranquilo, visando assegurar uma liderança robusta e uma normalidade em termos gestionários, nesta fase de constituição das unidades locais de saúde”.

Com sede nas Caldas da Rainha, a USL Oeste é responsável pela gestão dos três hospitais públicos da nossa região - Caldas da Rainha, Peniche e Torres Vedras - e ainda pelos ACES - Agrupamentos dos Centros de Saúde Oeste Norte (Caldas da Rainha, Óbidos, Peniche e Bombarral) e Oeste Sul (Lourinhã, Torres Vedras, Sobral de Monte Agraço e Cadaval).

Texto: ALVORADA