Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada

Assinatura Digital

Turismo Centro de Portugal volta a divulgar oferta turística da região na BTL

Stand TCP BTL24

Sustentabilidade, digitalização, redes colaborativas, diversidade e criatividade e inovação são os princípios escolhidos pela Turismo Centro de Portugal (TCP) para participar na 34.ª edição da BTL - Bolsa de Turismo de Lisboa, que decorrerá de 28 de Fevereiro a 3 de Março, na FIL, em Lisboa. Em comunicado enviado ao ALVORADA, a entidade responsável pela promoção turístrica dos 100 concelhos da região Centro - entre os quais os 12 que integram a OesteCIM - Comunidade Intermunicipal do Oeste - pretende proporcionar uma experiência envolvente e inovadora aos visitantes.

Com um espaço de 810m², no Pavilhão 1 da FIL, o ‘stand’ da TCP “procurará ser um reflexo da riqueza e diversidade da região”, destaca a instituição sediada em Aveiro, complementado que o espaço reúne as principais marcas regionais, produtos turísticos e entidades públicas e privadas do Centro de Portugal, “formando um ambiente representativo da diversidade do território”. “Desta forma, o ‘stand’ ganha vida própria, oferecendo uma visão abrangente e cativante do que os visitantes podem encontrar na região”, destaca ainda a TCP.

No ‘stand’ da TCP estarão presentes as oito Comunidades Intermunicipais da região (Beira Baixa, Beiras e Serra da Estrela, Médio Tejo, Oeste, Região de Aveiro, Região de Coimbra, Região de Leiria e Viseu Dão Lafões), cinco Redes Colaborativas (iNature, Aldeias do Xisto, Aldeias Históricas de Portugal, Aldeias de Montanha e Termas Centro) e cinco comissões vitivinícolas (CVR Tejo, CVR Dão, CVR Beira Interior, CVR Bairrada e CVR Lisboa).

Um destaque especial vai este ano para três módulos de activação: o módulo ‘KIDS Route BTL 2024 | KIDS no Centro’, que terá actividades para as crianças e suas famílias; o módulo ‘Caminhos da Fé no Centro de Portugal’; e um módulo dedicado ao ‘Turismo Industrial’, que contará com um balcão específico de informação alusiva aos parceiros aderentes à Rede Nacional do Turismo Industrial. Neste módulo, os visitantes poderão aceder à primeira edição de um roteiro alusivo à temática e jogar o jogo ‘Vem descobrir o Turismo Industrial no Centro de Portugal’, numa parede interactiva, que dá a ganhar dezenas de prémios. Destaca-se, ainda neste módulo, uma instalação cerâmica comemorativa dos ‘200 Anos da Vista Alegre’ e o ‘Lounge Burel Factory’.

Há ainda espaço para a representação de cinco associações e instituições (Centro de Portugal Film Commission, Universidade de Coimbra, Estações Náuticas, Associação Rota Histórica das Linhas de Torres e Terras da Transumância) e ainda 16 empresas e empresários do sector turístico: Cooking and Nature Hotels, Aveiro Moments, D. Abade, D Travel, Portugal Green Travel, Restaurante Pérola do Fetal, Activar - Associação de Cooperação da Lousã, Grutas de Mira de Aire, Wotels, Portugal A2Z Walking & Biking, Grupo Gala, Palácio dos Condes de Anadia e Casa Anadia de Alferrarede, Digital Nomads Association Portugal, GJC Hotels, Fundação Adfp e Museu da Vida de Cristo.

Citado no comunicado, Raul Almeida, presidente da Turismo Centro de Portugal, destaca que "a BTL é uma oportunidade imperdível para celebrar a riqueza turística do Centro de Portugal. Estamos entusiasmados por oferecer aos visitantes do nosso stand uma experiência única, onde poderão mergulhar nas tradições, na natureza, no património e na diversidade e autenticidade que a nossa região tem para oferecer. Uma visita ao ‘stand’ da Turismo Centro de Portugal na BTL será mais do que uma experiência turística; será uma imersão no melhor do Centro de Portugal".

Durante os cinco dias da BTL, o ‘stand’ será palco de um programa envolvente, que destaca os principais produtos e experiências disponíveis da região e que está totalmente alinhado com as tendências da procura turística e do comportamento do consumidor. A programação completa pode ser consultada no site da Turismo do Centro, em www.turismodocentro.pt.

A BTL acontece de 28 de Fevereiro a 3 de Março, com os dois primeiros dias dedicados aos profissionais, entre as 10h00 e as 19h00. No terceiro dia, o público em geral junta-se a partir das 17h00 e até às 23h00. Nos dois últimos dias, o evento está aberto a todos, das 12h00 às 23h00 (encerrando às 20h00 no domingo). O bilhete diário para o público pode ser comprado online e custa 8 euros.

Texto: ALVORADA com comunicado da TCP
Fotografia: TCP