Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada

Assinatura Digital

COVID-19: Oeste soma 29 doentes com mais nove casos registados

Covid 19 7

São 29 os doentes no Oeste infectados com o vírus Covid-19, mais nove casos em relação ao boletim de ontem da situação epidemiológica da nossa região divulgado pela OesteCIM - Comunidade Intermunicipal do Oeste, em virtude dos casos sinalizados no concelho de Torres Vedras (6), Bombarral (1), Caldas da Rainha (1) e, pela primeira vez, Óbidos (1), revelou a instituição ao princípio da noite.

O relatório sobre a situação epidemiológica nos 12 concelhos oestinos revela os seguintes dados: Alenquer (2), Alcobaça (1), Caldas da Rainha (7), Óbidos (1), Peniche (2), Torres Vedras (13), Bombarral (2) e Lourinhã (1).

Em comunicado enviado ao ALVORADA, o Município de Torres Vedras dá conta que, para além dos 13 casos confirmados da doença, que se encontram a ser acompanhados pelas autoridades de saúde, existem, ainda, 10 casos suspeitos, que se encontram a aguardar os resultados laboratoriais. “A evolução da situação epidemiológica no território leva a que existam 157 contactos sob vigilância das autoridades de saúde”, informa a autarquia. Os casos distribuem-se pelas freguesias do concelho da seguinte forma: Santa Maria, São Pedro e Matacães (5), São Pedro da Cadeira (4), União das Freguesias de A-dos-Cunhados e Maceira (2), Freiria (1) e Silveira (1).

Recorde-se que o concelho da Lourinhã registou ontem o primeiro caso de um doente infectado pelo Covid-19. Trata-se de um homem proveniente do estrangeiro e que se encontra neste momento em quarentena domiciliária na freguesia do Vimeiro, apurou o ALVORADA. O comunicado sobre a situação epidemiológica do concelho, revelado na ocasião pela autarquia, informa que “existem ainda nove pessoas em vigilância activa, que se mantêm em quarentena nas suas residências, assegura o SNS e as demais autoridades locais”. Ainda não foi divulgado pela edilidade a informação respeitante ao dia de hoje.

No concelho de Peniche, segundo informação da autarquia, a situação epidemiológica dava conta dos mesmos dois casos positivos, 30 pessoas em quarentena e dois suspeitos sob vigilância da Autoridade de Saúde.

Os concelhos de Nazaré, Cadaval, Sobral de Monte Agraço e Arruda dos Vinhos não registam, até ao momento, nenhum doente infectado pelo novo coronavírus.

A fase de mitigação da pandemia do Covid-19 entrou em vigor às 00h00 e corresponde ao nível de alerta e de resposta mais elevado, segundo o Plano Nacional de Preparação e Resposta. Esta fase é activada quando as cadeias de transmissão estão estabelecidas no país, tratando-se de uma situação de epidemia activa.

Notícia actualizada às 21h13.

Texto: ALVORADA