Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada

Assinatura Digital

COVID-19: Oeste soma 31 doentes com mais dois casos registados em Alcobaça e Caldas

Covid 19 7

São 31 os doentes na região no Oeste infectados com a Covid-19, mais dois casos em relação ao boletim de ontem da situação epidemiológica divulgado pela OesteCIM - Comunidade Intermunicipal do Oeste. Os novos casos foram registados nos concelhos de Alcobaça e Caldas da Rainha, revelou a instituição intermunicipal esta noite.

O relatório sobre a situação epidemiológica nos 12 concelhos oestinos, segundo dados fornecidos pelas Autoridades Locais de Saúde, revela os seguintes resultados: Alenquer (2), Alcobaça (2), Caldas da Rainha (8), Óbidos (1), Peniche (2), Torres Vedras (13), Bombarral (2) e Lourinhã (1). Os concelhos de Nazaré, Cadaval, Sobral de Monte Agraço e Arruda dos Vinhos não registam, até ao momento, nenhum doente infectado pelo novo coronavírus.

As 12 Câmaras Municipais do Oeste fazem um tratamento diferente na divulgação pública da informação, algumas das quais, nesta fase, optam pelo silêncio, em contraste com outras que dão alguma ou quase toda a informação numérica sobre o evoluir da pandemia nos seus territórios.

Em comunicado enviado ao ALVORADA, o Município de Torres Vedras dá conta que, para além da manutenção dos 13 casos confirmados da doença, existem 15 casos suspeitos, que se encontram a aguardar os resultados laboratoriais, e 75 contactos sob vigilância das autoridades de saúde.

Já quanto ao concelho de Peniche, a situação epidemiológica no concelho às 18 horas, segundo informação disponibilizada, dava ainda conta de 29 pessoas em quarentena.

O Município da Lourinhã optou por revelar ainda que há 19 pessoas em quarentena. Mas há outros que, em relação ao dia de hoje, não revelaram qualquer informação, como é o caso do Município do Bombarral e do Município do Cadaval, por exemplo.

Diferente entendimento tem a Câmara Municipal de Sobral de Monte Agraço, que, em comunicado enviado ao ALVORADA, sublinha que “por dever de informação e transparência, com vista ao esclarecimento da população”, informa que existiram oito pessoas contactadas no âmbito da investigação dos casos Covid-19, pelas Autoridades de Saúde, cinco pessoas tiveram alta de vigilância e três encontram-se internadas num hospital, “por outros motivos de saúde mas, por normas hospitalares, fizeram o teste para despiste da doença Covid-19”.

A fase de mitigação da pandemia do Covid-19 que está em vigor corresponde ao nível de alerta e de resposta mais elevado, segundo o Plano Nacional de Preparação e Resposta da Direcção-Geral da Saúde. Esta fase é activada quando as cadeias de transmissão estão estabelecidas no país, tratando-se de uma situação de epidemia activa.

Texto: ALVORADA