Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada

Assinatura Digital

COVID-19: estão confirmados quatro novos casos positivos no Oeste

Covid 19 7

Contrariamente ao esperado, a OesteCIM - Comunidade Intermunicipal do Oeste não fez a actualização diária da situação epidemiológica dos 12 concelhos em relação a este domingo, mas a informação divulgada por alguns municípios permite concluir, que, pelo menos, há quatro novos casos confirmados da Covid-19 na nossa região, subindo assim para 35 doentes: Alenquer (2), Peniche (1) e Torres Vedras (1).

O relatório, provisório, sobre a situação epidemiológica nos 12 concelhos oestinos deste domingo, segundo dados fornecidos pelas Autoridades Locais de Saúde, revela os seguintes resultados: Alenquer (4), Alcobaça (2), Caldas da Rainha (8), Óbidos (1), Peniche (3), Torres Vedras (14), Bombarral (2) e Lourinhã (1). Os concelhos de Nazaré, Cadaval, Sobral de Monte Agraço e Arruda dos Vinhos não registam, até ao momento, nenhum doente infectado pelo novo coronavírus.

Recordamos que as 12 Câmaras Municipais do Oeste fazem um tratamento diferente na divulgação pública da informação, algumas das quais, nesta fase, optam pelo silêncio, em contraste com outras que dão alguma ou quase toda a informação numérica sobre o evoluir da pandemia nos seus territórios.

O Município da Lourinhã revelou hoje que, para além de um caso positivo, há 29 casos em vigilância activa (houve contacto directo com uma pessoa infectada, pelo que o confinamento é obrigatório e a vigilância é feita pela GNR e Autoridade de Saúde) e 42 em vigilância passiva (teve contacto indirecto com um doente infectado mas deve permanecer em casa e atento aos sintomas de saúde). Há ainda 18 pessoas que com alta de vigilância.

Em comunicado enviado ao ALVORADA, o Município de Torres Vedras dá conta que, para além de um caso positivo a mais nas últimas 24 horas (na freguesia de Silveira), os 14 doentes confirmados de doença Covid-19 encontram-se assim distribuídos pelas freguesias: Santa Maria, São Pedro e Matacães (4); São Pedro da Cadeira (4); Silveira (3); União das Freguesias de A dos Cunhados e Maceira (2); e Freiria (1). Existem 34 casos suspeitos, que se encontram a aguardar os resultados laboratoriais, e 59 contactos sob vigilância activa das autoridades de saúde.

Já quanto ao concelho de Peniche, a situação epidemiológica no concelho às 18 horas, além do aumento de um caso positivo, para três, regista ainda três casos positivos referentes a não-residentes e que contam para a estatística de outros concelhos. Estão ainda 62 pessoas de quarentena e 30 suspeitos da doença sob vigilância.

No concelho do Cadaval, sem nenhum caso positivo, tem seis pessoas em vigilância activa e oito pessoas em vigilância passiva.

O Município da Nazaré continua sem nenhum doente infectado pela Covid-19 mas a autarquia informa que há 10 pessoas em casa a aguardar o resultado dos testes entretanto realizados.

O Município de Alenquer, os dois novos casos respeitam a dois adultos, ambos sem gravidade, sendo um deles assintomático. ”Estão ambos a recuperar em casa, com funções de teletrabalho e animicamente estáveis”, refere a autarquia.

Mas há outros municípios que, em relação ao dia de hoje, optaram por não revelar qualquer informação sobre a situação epidemiológica, como foi os casos de Alcobaça, Bombarral, Caldas da Rainha, Óbidos, Sobral de Monte Agraço e Arruda dos Vinhos.

A fase de mitigação da pandemia do Covid-19 que está em vigor corresponde ao nível de alerta e de resposta mais elevado, segundo o Plano Nacional de Preparação e Resposta da Direcção-Geral da Saúde. Esta fase é activada quando as cadeias de transmissão estão estabelecidas no país, tratando-se de uma situação de epidemia activa.

Texto: ALVORADA