Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada

Assinatura Digital

COVID-19: Mercado Medieval de Óbidos foi cancelado e regressa em 2021

Mercado medieval de Óbidos 2020 cancelado

O Mercado Medieval de Óbidos deste ano foi cancelado e vai regressar em 2021, anunciou hoje a autarquia da vila medieval. A exemplo de muitos outros eventos na nossa região - como a ExpoLourinhã ou a Feira de São Pedro em Torres Vedras -, aquele que é o maior certame realizado na nossa região, não vai realizar-se devido à pandemia de Covid-19. O evento estava previsto decorrer entre 16 de Julho e 2 de Agosto deste Verão.

Em comunicado, a Câmara Municipal de Óbidos sublinha que “a um inimigo comum, que ataca invisível, ninguém pode ficar indiferente”. Uma vez que o evento junta anualmente milhares de pessoas, é assim, segundo a edilidade, “uma festa que é do povo, e que nos une, essencialmente, o espírito da irmandade, o sentido de pertença, a coesão dos seus consortes e o deslumbre dos que nos visitam e que vivem o calor do abraço, o ritmo da dança a várias mãos, a partilha da mesa na hora do manjar e o aconchego da alma no final de um dia cheio de tanta confraternização”. E, como são necessárias medidas de protecção para proteger as pessoas de eventuais contágios do novo coronavírus, a opção do executivo camarário presidido por Humberto Marques foi para o cancelamento do evento.

Face à crise sanitária que enfrentamos, tanto em Portugal como em todo o mundo, não havia outra decisão a tomar para a autarquia obidense: “Neste cenário, em que a saúde é prioritária e que lutamos diariamente para manter longe do nosso contacto este adversário (o que nos obriga a estar longe uns dos outros), não faz sentido prosseguir com a nossa missão, para o bem de todos. Assim, é hora de fechar os portões, preparar armas e manter cada soldado em sentinela, para que possamos regressar à festa mais fortes do que nunca. O Mercado Medieval de Óbidos voltará só em 2021”.

A Câmara Municipal de Óbidos agradece a todos os que, anualmente, possibilitam a realização do Mercado Medieval: “aos que de terras lém nos prestam a honra da sua visita; aos músicos, malabaristas, cavaleiros, damas, homens de armas, taberneiros, donzelas, bobos da corte, carrascos, meretrizes, costureiras do reino, alquimistas, aguadeiros e plebeus, que são a alma desta festa; e aos que connosco embarcam neste desafio todos os anos, os parceiros, os fornecedores e toda equipa de Óbidos”. Tudo porque “mundo enfrenta uma batalha sem precedentes no ano 2020. Encerram-se as casas, fecham-se as bancas, guardam-se as bandeiras, afastam-se as gentes…”.

Texto: ALVORADA