Lourinhã entre as autarquias do Oeste galardoadas com a Bandeira de Mérito Social da ANGES
- Categoria: Oeste
- 24/03/2025 22:03
O Quartel das Artes em Oliveira do Hospital é palco esta terça-feira da I Gala do Mérito Social, organizada pela ANGES - Associação Nacional de Gerontologia Social, onde será atribuída a Bandeira de Mérito Social a 158 municípios, juntas de freguesia e associações. Entre as distinguidas figuram, da região Oeste, os Municípios da Lourinhã, Alenquer, Óbidos e Cadaval e, ainda, a Junta de Freguesia da Vermelha, do concelho cadavalense.
A Bandeira de Mérito Social é um galardão criado em 2022, com o objectivo de reconhecer organizações que se destacam na promoção do bem-estar social, no desenvolvimento social e na implementação de práticas inovadoras e eficazes. Este galardão tem como finalidade estimular a criação e manutenção de projectos que contribuam para a redução de desigualdades sociais e para a melhoria das condições de vida de populações vulneráveis. Além disso, procura valorizar as iniciativas que promovam uma sociedade mais inclusiva e solidária. Critérios de avaliação basearam-se no impacto social das iniciativas, sustentabilidade, alinhamento com a ANGES, inovação e criatividade e, ainda, parcerias e colaborações.
Durante o mês de Janeiro decorreu o concurso para atribuição deste galardão de reconhecido, ao qual concorreram 532 entidades, tendo a selecção dos galardoados sido feita por proposta do Conselho Consultivo da ANGES e que foi sujeito a avaliação por um painel de peritos internacional. Por decisão da direcção da ANGES, serão ainda galardoados os Municípios de Oliveira do Bairro, Penafiel, Amares e Pombal, a Comunidade Intermunicipal Viseu Dão Lafões e o Instituto Superior de Engenharia de Coimbra. Segundo a organização, estas instituições demonstraram “colaboração relevante e consistente com os princípios da associação, privilegiando acções alinhadas com os valores da solidariedade, da igualdade e do bem comum”.
Segundo Ricardo Pocinho, presidente da direcção da ANGES, citado num comunicado enviado ao ALVORADA, “aproveitaremos esta iniciativa para criar a rede de autarquias de mérito social, que agregará todos os galardoados que estejam interessados e disponibilizará serviços de consultoria para projectos e financiamentos, formação para todas as organizações sociais de todos os territórios aderentes e ainda apoio na implementação de polos da Universidade da Maturidade, projecto de combate à solidão e prevenção da institucionalização de idosos”.