Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada

Assinatura Digital

Aprovada candidatura de 3,5 milhões para criar o ‘SmartOcean’ - Parque de Ciência e Tecnologia do Mar de Peniche

smart ocean

Foi aprovada a candidatura para a criação do ‘SmartOcean’ - Parque de Ciência e Tecnologia do Mar de Peniche, da responsabilidade do Município de Peniche, da Docapesca - Portos e Lotas, SA, do Politécnico de Leiria e do Biocant de Cantanhede, que são os membros fundadores da associação que desenvolveu o projecto. Esta futura estrutura, que vai nascer na cidade piscatória oestina, tem como principais objectivos reforçar a investigação, o desenvolvimento tecnológico e a inovação.

Com um investimento no valor total de mais de 3,5 milhões de euros, este projecto visa a promoção do investimento das empresas em inovação e investigação, o desenvolvimento de ligações e sinergias entre empresas, centros de I&D (Investigação e Desenvolvimento) e o ensino superior, em especial no domínio do desenvolvimento de produtos e serviços, transferência de tecnologia, inovação social e aplicações de interesse público, estimulação da procura, redes, ‘clusters’ e inovação aberta através de especialização inteligente, apoio tecnológico e investigação aplicada.

Segundo um comunicado do Município de Peniche enviado ao ALVORADA, o Parque Tecnológico ‘SmartOcean’ vai procurar contribuir, “de forma decisiva”, para a instalação de novas empresas e proporcionar, “de forma dinâmica”, melhores condições aos empresários para que compreendam as vantagens de aderirem a este projeto, “determinante para o desenvolvimento do concelho”. Trata-se assim, de “um projecto estruturante para o concelho, para a região Oeste e para o país. A sua importância está vincada na difusão de tecnologia de interesse geral, nos Recursos Humanos, acções precoces de validação de produtos, capacidades avançadas de produção e produção de tecnologias seminais essenciais, caracterizando-se estas linhas-piloto como outras das prioridades de investimento do Eixo ‘Investigação, desenvolvimento e inovação (IDEIAS)".

Para Henrique Bertino, presidente da Câmara Municipal de Peniche, a aprovação do projecto representa uma decisão importante para o concelho que o deixa muito feliz e, na mensagem transmitida a todos os parceiros e colaboradores envolvidos quando soube da notícia, refere que “não posso deixar de manifestar o meu agradecimento a todos quantos contribuíram para que esta aprovação acontecesse".

Texto: ALVORADA