Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada

Assinatura Digital

Salvamento marítimo com resgate de tripulante espanhol com dedo amputado na costa Oeste

BAHIA DE ALCUDIA

O Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo (MRCC) de Lisboa coordenou hoje uma operação de resgate médico de um homem, com 40 anos, tripulante do navio mercante espanhol ‘Bahia de Alcudia’, que se encontrava a navegar a 35 milhas náuticas, cerca de 65 km, a Oeste de Peniche, devido a amputação de um dedo.

O alerta foi recebido no MRCC Lisboa ao início do dia, através de contacto telefónico do Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo de Madrid, a informar de que o contramestre do navio mercante necessitava de evacuação médica. “De imediato foram articuladas todas as entidades para corresponder à devida e necessária assistência”, refere a Marinha num comunicado enviado ao ALVORADA.

Após avaliação médica por parte do Centro de Orientação de Doentes Urgentes (CODU-Mar) foi confirmada necessidade de evacuação médica. Para efectuar a operação de “foi divergido o navio por forma a ser empenhada embarcação da Estação Salva-vidas de Cascais, que procedeu ao resgate”.

O tripulante, de nacionalidade espanhola, foi levado posteriormente para a Marina de Cascais onde uma ambulância do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) o aguardava e que efectuou o transporte para o Hospital São Francisco Xavier, “em situação estável”.

O navio mercante ‘Bahia de Alcudia’, construído em 2012 e com 125 metros, está a navegar no Atlântico Norte depois de ter largado do porto alemão de Hamburgo.

Recorde-se que o Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo de Lisboa é um dos órgãos do Serviço de Busca e Salvamento Marítimo, que funciona no âmbito da Marinha, e é o serviço responsável pelas acções de busca e salvamento relativas a acidentes ocorridos com navios ou embarcações.

Texto: ALVORADA
Fotografia: Egil Dammen/MarineTraffic.com (arquivo)