Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada

Assinatura Digital

Covid-19: doentes infectados no Centro Hospitalar do Oeste passam de seis para 10

Hospital Peniche

O número de doentes infectados com Covid-19 no CHO - Centro Hospitalar do Oeste aumentou hoje de seis para 10, no âmbito do surto detectado na sexta-feira no Hospital das Caldas da Rainha, informou o conselho de administração da empresa pública do Serviço Nacional de Saúde.

O primeiro caso foi detectado na sexta-feira, depois do resultado positivo de um doente internado no Serviço de Medicina do hospital da cidade termal, que tinha testado negativo anteriormente. No sábado, o conselho de administração informou, num comunicado à agência Lusa, que já tinham sido “testados 24 doentes e 80 profissionais”, confirmando estarem infectados “quatro funcionários, todos assintomáticos, e seis doentes, aguardando-se ainda vários resultados”.

Já hoje, o conselho de administração do CHO indicou terem sido testados um total de 42 doentes e 110 profissionais, dos quais mais quatro doentes tiveram resultado positivo, aumentando assim o total de infecções para 14, das quais 10 doentes e quatro profissionais. Há ainda 11 profissionais em isolamento profilático, na sequência do surto que afecta as três unidades do CHO, nomeadamente, os hospitais das Caldas da Rainha, Torres Vedras e Peniche.

O surto começou no Serviço de Medicina do Hospital das Caldas da Rainha, mas como alguns doentes foram transferidos para as outras unidades do centro hospitalar (desconhecendo-se a infecção pelo novo coronavírus) o SARS-CoV-2 foi também detectado, pelo menos, numa das outras unidades.

De acordo com o CHO, foram testados todos os funcionários e todos os pacientes dos serviços envolvidos, "foram cumpridas todas as regras impostas pela Autoridade de Saúde e procedeu-se à desinfecção dos serviços, de forma a que o hospital continue a ser um local seguro para a prestação de cuidados".

À data de hoje há ainda ”10 profissionais infectados e 16 em isolamento profilático”, não relacionados com este surto e que, segundo a presidente do Conselho de Administração, Elsa Baião, “podem ter sido contagiados no local de trabalho ou na comunidade”.

O CHO dispõe de 24 camas de internamento para doentes Covid-19, no Hospital de Torres Vedras, cuja capacidade “está próximo do limite”, estando “a decorrer o processo de reorganização de serviços para viabilizar a afectação de novas áreas para acolher esta tipologia de doentes”, informou a administração hospitalar. Ainda de acordo com o órgão liderado por Elsa Baião “todos os serviços do Centro Hospitalar estão assegurados e continuam a funcionar na normalidade”.

Em Portugal, morreram 3.553 pessoas dos 230.124 casos de infecção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direcção-Geral da Saúde.

Texto: ALVORADA com agência Lusa
Fotografia: Sofia de Medeiros/ALVORADA (arquivo)