Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada

Assinatura Digital

Torres Vedras entre os melhores municípios no programa Bandeira Verde EcoXXI 2020

Eco XXI

O Município de Torres Vedras é o único da região Oeste que integra o grupo de nove municípios dos 56 distinguidos com o galardão Bandeira Verde EcoXXI 2020 que alcançaram um índice igual ou superior a 80% no programa, que contou este ano com mais de 60 participantes.

Segundo foi hoje divulgado durante a apresentação ‘online’ do ‘Galardão Bandeira Verde EcoXXI 2020’, os municípios de Torres Vedras, Pombal, Loures, Águeda, Leiria, Lousã, Braga, Funchal e Maia atingiram uma pontuação igual ou superior a 80%, num conjunto de 21 indicadores que permitem “aferir o comportamento de cada município no caminho da sustentabilidade”. Os autarcas Carlos Bernardes (Torres Vedras) e Luís Diogo Mateus (Pombal) marcaram presença física neste evento a convite da organização.

Este ano, 62 municípios apresentaram candidaturas, mais nove do que em 2019, sendo que 14 participaram pela primeira vez, entre os quais Oeiras, Sintra, Beja, Braga e Torres Novas. Não renovaram as candidaturas os municípios de Lisboa, Guimarães, Santa Cruz da Graciosa, Soure e Tomar.

Dos 62 candidatos, 56 municípios conquistaram a Bandeira Verde EcoXXI por terem atingido um índice igual ou superior a 50%, enquanto seis não conseguiram atingir os objectivos mínimos para serem distinguidos.

Cinquenta e seis municípios conquistaram a bandeira, o que atesta os bons resultados alcançados e a capacidade para se tornarem mais sustentáveis”, afirmou José Archer, presidente da ABAE - Associação Bandeira Azul, promotora do Programa EcoXXI.

Tal como já tinha acontecido em 2019, o distrito de Lisboa foi o mais participativo, com nove municípios (mais um do que no ano passado), seguido de Coimbra, com oito municípios (também mais um relativamente a 2019), e da Região Autónoma dos Açores, com seis (o mesmo número de 2019).

O programa EcoXXI foi implementado desde 2005 pela Associação Bandeira Azul da Europa e visa reconhecer as melhores práticas de sustentabilidade ao nível municipal, através da avaliação, por um conjunto de peritos, de 21 indicadores e 71 subindicadores nas áreas ambiental, social e económica.

Em 2020 o EcoXXI incluiu, pela primeira vez, indicadores específicos no âmbito das alterações climáticas e saúde e bem-estar, sendo ainda considerados temas como a educação para a sustentabilidade, cidadania, participação e governança, ordenamento do território, gestão e conservação da floresta; qualidade do ar, mobilidade sustentável e turismo sustentável, entre outros. Trata-se de um projeto único em Portugal, promovido pela Altice Portugal, através do MEO, e a Associação Bandeira Azul da Europa, que se uniram para a promoção de um movimento que visa galardoar anualmente os municípios e bienalmente as freguesias com as melhores práticas de sustentabilidade.

Texto: ALVORADA com agência Lusa