Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada

Assinatura Digital

Covid-19: Instaladas tendas junto ao hospital de Torres Vedras para aumentar resposta

Protecao Civil de Torres Vedras

Foram montadas várias tendas pela Protecção Civil junto ao Hospital de Torres Vedras para aumentar a resposta à pandemia de Covid-19, informou hoje a presidente do Conselho de Administração do CHO - Centro Hospitalar do Oeste. Elsa Baião disse à agência Lusa que as tendas têm como finalidade "libertar espaços do interior do hospital" que, por sua vez, vão ser usados para "realojar áreas de serviços convertidos em internamento covid", sem detalhar se vai haver aumento do número de camas.

Elsa Baião explicou que as tendas vão ser também utilizadas para a realização de colheitas para testes de diagnóstico à Covid-19, tratamentos a doentes infectados pelo novo coronavírus e sala de espera para a consulta externa.

Esta terça-feira, um homem morreu dentro da ambulância enquanto esperava para entrar na Urgência Covid do Hospital de Torres Vedras, por esta se encontrar lotada. Elsa Baião, confirmou à agência Lusa que o CHO informou o Centro de Orientação de Doentes Urgentes (CODU) dessa sobrelotação. Nos últimos dias, por esse motivo, as ambulâncias têm-se aglomerado e ficado retidas à porta de hospital até os doentes darem entrada na urgência. Apesar disso, o doente em causa não foi reencaminhado para outra urgência hospitalar próxima. O Centro Hospitalar do Oeste informou que tem em curso "um processo de averiguação dos factos".

Questionados pela Lusa, o CHO e o INEM - Instituto Nacional de Emergência Médica ainda não prestaram esclarecimentos sobre o caso deste doente. Segundo a SIC, a vítima é um doente com cerca de 80 anos que sofria de problemas cardíacos e pulmonares e era utente de um lar no concelho de Mafra.

Uma vez que a Urgência Covid está a funcionar no espaço das consultas externas, em Maio último, já tinham sido instalados contentores prefabricados junto ao hospital para aí relocalizar esse serviço e libertar esse espaço dentro do hospital.

O Hospital de Torres Vedras tem activo um surto de Covid-19, com um total de 126 infectados, dos quais oito morreram, quatro recuperaram e os restantes continuam positivos.

Texto: ALVORADA com agência Lusa