Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada

Assinatura Digital

Presidenciais: Municípios do Oeste preparam equipas para recolha de votos antecipados

OesteCIM

Os 12 municípios da OesteCIM - Comunidade Intermunicipal do Oeste estão a preparar equipas para a recolha de votos antecipados na região, onde o número de pedidos ainda não está quantificado, informou o presidente do Conselho Intermunicipal, Pedro Folgado.

“Independentemente da opinião pessoal de cada um, a possibilidade de voto antecipado está na lei e todos os municípios estão a preparar-se no sentido de a cumprir”, disse hoje o autarca de Alenquer à agência Lusa.

O processo de voto antecipado foi hoje discutido no Conselho Intermunicipal, realizado na sede da OesteCIM, nas Caldas da Rainha, onde, segundo Pedro Folgado, “nenhum dos presidentes manifestou qualquer preocupação especial em relação a esta questão”. A maior parte dos presidentes “irá integrar as equipas de recolha de votos” e outros “vão delegar em equipas próprias que estão a ser constituídas para esse efeito”.

Em todas as sedes de concelho serão instaladas mesas de voto, não estando “para já previsto que tal seja alargado a mais locais ou às freguesias”, afirmou o também Pedro Folgado. O líder da OesteCIM afirmou ainda que no conjunto dos 12 municípios “há uma noção de que se está a registar um número significativo de inscrições” para o exercício do voto antecipado em mobilidade, não sendo ainda possível “quantificar o total de pedidos”. No que respeita à recolha de votos nos lares de terceira idade, os municípios estão ainda “a aguardar indicações”.

Integram a OesteCIM os municípios de Alcobaça, Bombarral, Caldas da Rainha, Nazaré, Óbidos, Peniche, do distrito de Leiria, e por Alenquer, Arruda dos Vinhos, Cadaval, Lourinhã, Sobral de Monte Agraço e Torres Vedras, do distrito de Lisboa.

Os portugueses que não puderem votar nas eleições presidenciais no próximo dia 24 podem pedir, até hoje, para exercer o seu direito de voto uma semana antes, numa mesa de voto à sua escolha. O voto antecipado em mobilidade foi alargado por lei aprovada no Parlamento e pode ser feito na sede de cada um dos 308 concelhos do país.

O pedido pode ser feito por via electrónica junto do Ministério da Administração Interna no ‘site’ www.votoantecipado.mai.gov.pt ou através de correio normal. O voto antecipado já existe há vários anos, mas nestas eleições essa possibilidade foi alargada devido à pandemia de Covid-19, que afecta Portugal desde Março de 2020.

Texto: ALVORADA com agência Lusa
Fotografia: Paulo Ribeiro/ALVORADA (arquivo)