Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada

Assinatura Digital

BE alerta para impactos negativos da futura subestação eléctrica de Runa da Linha do Oeste

Linha do Oeste 1

O Bloco de Esquerda (BE) questionou o Governo sobre a localização da futura subestação eléctrica de Runa da Linha Ferroviária do Oeste, alertando para impactos negativos decorrentes da proximidade a habitações.

Os deputados do BE Isabel Pires e Ricardo Vicente questionaram o ministro das Infraestruturas se tem conhecimento que a futura subestação, se vai localizar a "100 metros de uma povoação sede de freguesia, perto do Penedo", no concelho de Torres Vedras, e que os "postes de alta tensão com mais de 40 metros de altura terão um grande impacto paisagístico na zona da Quinta da Casaboa e em toda a sua área envolvente", refere o requerimento parlamentar, a que a agência Lusa teve hoje acesso.

Além disso, alertaram que o património do Penedo, com um povoado fortificado do Calcolítico e um povoado romano, foi identificado como um local de elevado valor patrimonial e de relevância para a arqueologia local e nacional no Plano Director Municipal de Torres Vedras, o qual vigorou até 2017.

Segundo o BE, "não foram acautelados os impactos para a população resultantes da sua proximidade com as linhas de alta tensão", motivo pelo qual a localização da subestação está a ser contestada pela população. "Está o Governo disponível para promover o estudo de outras localizações para a subestação de Runa, de modo a mitigar o seu impacto ambiental, paisagístico e patrimonial para as populações de Runa e Penedo", perguntaram os deputados bloquistas. O BE defendeu que estão em causa os interesses da população de Runa e do Penedo e pediu o estudo de localizações alternativas, que causem menos impacto.

Na última Assembleia Municipal de Torres Vedras, em Fevereiro, o deputado socialista José Vale Paulos alertou que a subestação eléctrica de Runa vai ficar a "escassos metros de moradias do Penedo e de terrenos da Reserva Agrícola Nacional". Por outro lado, vai "obrigar à destruição" de um caminho romano existente entre duas pontes romanas sobre o Rio Sizandro.

O projecto de modernização da Linha do Oeste está dividido em duas empreitadas, sendo a primeira a electrificação e modernização do troço entre Mira Sintra-Meleças e Torres Vedras (61,7 milhões de euros), em curso, e a segunda a modernização e electrificação do troço entre Torres Vedras e Caldas da Rainha (40 milhões de euros).

Texto: ALVORADA com agência Lusa
Fotografia: Paulo Ribeiro/ALVORADA (arquivo)