Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada

Assinatura Digital

Torres Vedras: visita ao Castro do Zambujal comemora Dia Internacional dos Monumentos e Sítios

castrodozambujal

O Dia Internacional dos Monumentos e Sítios vai ser assinalado pelo Município de Torres Vedras com uma visita ao Castro do Zambujal, a qual acontecerá nessa data comemorativa, dia 18 de Abril (domingo), a partir das 10h30.

Segundo a autarquia revelou num comunicado enviado ao ALVORADA, será um passeio cultural “em que também se aproveitará para fazer o reconhecimento de algumas ervas espontâneas que surgem no local a visitar”.

As inscrições para a participação nesta actividade são gratuitas mas devem ser efectuadas através do e-mail Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar..

No mesmo comunicado, a Câmara Municipal adianta ainda que o Castro do Zambujal, um povoado fortificado situado a 3 quilómetros de Torres Vedras, é um dos mais importantes monumentos do calcolítico peninsular, caracterizado pela denominada cultura campaniforme, sendo monumento nacional desde 1946.

Os habitantes do Castro do Zambujal dedicavam-se, há cinco milénios atrás, a actividades relacionadas com a prospeção, mineração e metalurgia do cobre, mantendo relações comerciais, tanto no território peninsular, como por toda a Europa.

O Castro do Zambujal foi no século passado e no actual local de diversas campanhas arqueológicas orientadas pelo Instituto Arqueológico Alemão, tendo recentemente sido alvo de um projecto de valorização que pretendeu promover a sua conservação e restauro, bem como possibilitar a sua fruição pública enquanto destino turístico-cultural.

Texto: ALVORADA
Fotografia: Direitos Reservados