Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada

Assinatura Digital

Covid-19: Um ano de pandemia duplica desemprego e reduz faturação das empresas do Oeste

AIRO barometro

O desemprego na região do Oeste quase duplicou e 42% das empresas apontam a receita actual como a mais baixa desde a abertura de actividade, segundo uma análise do primeiro ano da pandemia de Covid-19 efectuada pela associação empresarial.

Os resultados da análise ao impacto económico da pandemia de Covid-19 nas empresas da região Oeste, entre os meses de Março de 2020 e de 2021, foram hoje divulgados pela AIRO - Associação Empresarial da Região Oeste, verificando-se “impactos severos” para a maioria das empresas inquiridas.

A região registou um aumento do desemprego, com o número de desempregados inscritos no centro de emprego a crescer: em Fevereiro de 2020 estavam inscritos 7.761 desempregados, número que aumentou para 11.914 em Fevereiro deste ano. Ainda assim, a maioria das empresas (68%) inquiridas pela AIRO respondeu ter mantido constante o número de trabalhadores e apenas 5% do tecido empresarial reduziu colaboradores. Outros 15% dos questionados já tinham reduzido anteriormente o número de trabalhadores, enquanto 1% admitiram ter suspendido colaboradores em fim de contrato. Durante o primeiro ano de pandemia houve, no entanto, 11% de empresas que aumentaram o número de funcionários.

Na resposta ao questionário realizado em Março, os empresários demonstram “uma melhoria das perspectivas e da confiança”, influenciada pelo “desconfinamento faseado” e pelo aproximar do Verão, factor que 73% dos inquiridos disse esperar que “possa ser uma oportunidade de aumento de facturação”, é referido no documento. As empresas que neste momento se encontram com actividade suspensa ou em ‘lay-off’ esperam, na sua maioria, retomar a actividade até ao Verão, mas 33% não têm ainda previsão de quando o irão fazer.

Quanto ao risco de encerrar a actividade, o inquérito revela “uma melhoria das perspectivas”, em relação às respostas aos questionários realizados anteriormente, evidenciando-se “um aumento considerável de respostas que apontam para um risco baixo (38%) e uma diminuição de respostas que apontam para um risco elevado (15%)”. Apesar de a maioria das empresas afirmar possuir sustentabilidade financeira, 33% da amostra indicou estar em situação de insustentabilidade, com muitas a admitirem o risco de “sofrer complicações com cumprimento de obrigações salariais ou fiscais no futuro”. Cerca de 35% das empresas consideram este risco moderado e 18% classificam-no como elevado.

Comparativamente a anteriores anos de actividade, a maioria das empresas que responderam ao inquérito (42%), aponta a actual receita como a mais baixa desde a abertura de actividade, um dado que a AIRO considera “preocupante e que demonstra o quão afectadas são as empresas neste contexto pandémico e a necessidade das mesmas se reinventarem e recorrerem a apoios financeiros”.

Muitas das empresas consideram também que “devem ser colocadas em prática um conjunto de várias medidas a nível local, de forma a apoiar a actividade económica e reerguer o tecido empresarial”, lê-se no documento, sugerindo acções “que permitam dar estruturas de apoio a empresas, que agilizem procedimentos burocráticos, campanhas de marketing e comunicação, incentivo ao comércio local, promover a sustentabilidade e o turismo”.

Os resultados agora revelados serão complementados após nova recolha e análise de respostas com foco nos próximos meses, no âmbito do barómetro através do qual a AIRO tem vindo a auscultar o tecido empresarial ao lon­go das diversas fases da pandemia. Destinados às empresas sediadas na região Oeste foram já aplicados seis questionários, desde Maio de 2020, tendo sido recolhidas respostas e contributos de 883 empresários, representativos de todos os sectores económicos.

Texto: ALVORADA com agência Lusa