Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada

Assinatura Digital

Peniche acolhe início das comemorações do cinquentenário do Núcleo do Oeste do CNE - Corpo Nacional de Escutas

nucleooestecne

O Núcleo do Oeste do CNE - Corpo Nacional de Escutas (Escutismo Católico Português) vai dar início, na próxima segunda-feira, dia 1, à comemoração dos 50 anos da sua fundação, que se prolongará ao longo de 2022 com diversas actividades.

A cerimónia de abertura do cinquentenário decorre no Pavilhão Polivalente de Peniche, com início às 15h00, seguida da eucaristia que será presidida pelo Cardeal Patriarca de Lisboa, D. Manuel Clemente, que, enquanto escuteiro, foi um dos cofundadores do Núcleo do Oeste do CNE.

Está prevista a presença, entre outras individualidades, do Chefe Nacional do CNE, Ivo Faria, do Chefe Regional de Lisboa, João Esteves, do presidente da Câmara Municipal de Peniche, Henrique Bertino, do presidente da Assembleia Municipal de Peniche, Joaquim Raul Farto, assim como do Chefe de Núcleo do Oeste, Carlos Pacheco.

Estarão representados nestas cerimónias os 34 agrupamentos de escuteiros dos concelhos que compõem a área geográfica do Núcleo do Oeste: Alcobaça, Nazaré, Caldas da Rainha, Óbidos, Bombarral, Peniche, Lourinhã, Cadaval, Torres Vedras e Mafra.

Neste dia será inaugurada a exposição ‘Oeste 50 anos’, que reúne objectos históricos representativos dos 34 agrupamentos e que, durante um ano, percorrerá todos os 10 concelhos do Núcleo do Oeste, pretendendo desta forma, entre outros objectivos, dar a conhecer à comunidade oestina o papel e a representatividade que o Escutismo tem nesta região. A Lourinhã receberá esta mostra durante o mês de Janeiro.

No nosso concelho existem dois agrupamentos de Escuteiros: o Agrupamento 489 da Lourinhã e o Agrupamento 1066 de Ribamar.

Texto: ALVORADA
Fotografia: Direitos Reservados