Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada

Assinatura Digital

Covid-19: Infecções duplicaram em Torres Vedras com festejos de Carnaval

covid19 M

Os casos de infecção por Covid-19 duplicaram em Torres Vedras, após o Carnaval, devido aos festejos na cidade, admitiram hoje as autoridades de saúde pública.

“O aumento de novos casos pode estar associado aos festejos de Carnaval”, respondeu a Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (ARSLVT), depois de ter sido questionada pela agência Lusa sobre os casos de Covid-19 no concelho de Torres Vedras.

Contudo, a ARSLVT não disponibilizou o número de casos associados aos festejos de Carnaval em Torres Vedras, explicando que, “devido à mudança de normas da Direcção-Geral da Saúde (DGS), a maioria dos casos passou a não ter qualquer intervenção de profissionais de saúde, pelo que não se conhece o contexto da grande maioria”.

A 25 de Fevereiro, primeiro dia dos festejos de Carnaval, o concelho registava um total de 24.487 casos confirmados desde o início da pandemia, de acordo com os boletins epidemiológicos diários divulgados pelo município, com base em dados transmitidos pela delegação local de saúde pública. Na semana que precedeu o Carnaval, a média de novos casos diários cifrou-se nos 121, o que deu perto de mil novas infecções nesses oito dias.

Em 8 de Março, uma semana depois do fim dos festejos, os casos totais confirmados aumentaram para 27.044, mais 2.557 novos casos, superiores à média da semana anterior. Da mesma forma, a média de novos casos diários passou para 292.

Em resposta à Lusa, as autoridades de saúde estimaram que “é expectável que esta semana os números se mantenham elevados, uma vez que as normas da DGS já não contemplam isolamento de contactos”.

A 19 de Janeiro, o município e a empresa municipal Promotorres decidiram cancelar, pelo segundo ano consecutivo, os desfiles e festejos oficiais do Carnaval de Torres Vedras devido à pandemia de Covid-19. Contudo, a autarquia autorizou a realização de festas de Carnaval e o alargamento do horário de funcionamento dos bares até às 4h00 e das discotecas até às 7h00, assim como balcões de venda de bebidas e música no exterior dos estabelecimentos até às 3h00, o que levou centenas de mascarados às ruas da cidade nos cinco dias.

A 17 de Fevereiro, o Governo decidiu passar o país de estado de calamidade para em situação de alerta devido à Covid-19, aliviando as medidas de combate à pandemia, eliminando, por exemplo, os limites de lotação nos estabelecimentos, a exigência de apresentação de certificado digital ou de teste negativo para acesso a bares e discotecas. Entre outras regras, manteve, contudo, o uso de máscara no interior dos espaços.

Texto: ALVORADA com agência Lusa