Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada

Assinatura Digital

Aspiring Geoparque Oeste formaliza protocolo com as Berlengas - Reserva da Biosfera UNESCO

Geoparque do Oeste

Por ocasião do Dia Europeu do Mar, o aspiring Geoparque Oeste e as Berlengas - Reserva da Biosfera UNESCO vão formalizar um protocolo de colaboração, científica e administrativa. O documento será assinado esta sexta-feira, dia 20, às 21h00, na Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar (ESTM).

O objectivo deste protocolo é o estabelecimento de bases de cooperação pedagógica, científica e de formação entre as partes envolvidas, nomeadamente através do desenvolvimento de iniciativas comuns que envolvam os membros da Comissão de Cogestão das Berlengas - Reserva da Biosfera UNESCO, os associados da Associação Geoparque Oeste e entidades parceiras, em prol de uma maior articulação entre instituições, autarquias e a academia.

Num comunicado enviado ao ALVORADA, Associação Geoparque Oeste afirma que considerando a actividade de ambas as instituições, “que se articulam no interesse pelas áreas do ensino e da ciência” e considerando “a vontade manifestada por ambas” em desenvolver conteúdos, projectos e iniciativas conjuntas, o protocolo de colaboração, “é um marco muito relevante para o território”.

Durante esta sessão será também exibido o documentário de paleontologia ‘Por Terras do Jurássico’, que terá como convidados Luís Vítor Duarte (professor associado na Universidade de Coimbra - Departamento de Ciências da Terra) e Bruno Pereira (geólogo da equipa do aspiring Geoparque Oeste), que irão falar sobre a relevância geológica e paleontológica deste território, com especial enfoque na Ponta do Trovão.

Ao longo de cerca de 60 minutos, o público terá a oportunidade de conhecer o aspirante Geoparque Oeste enquanto território dinâmico e onde a comunicação de novas espécies de dinossauros são apenas a consequência de um processo de prospeção e escavação que em muitos casos decorre durante vários anos, ouvir os protagonistas ao vivo, numa conversa introdutória ao tema da paleontologia. A entrada é livre, mas solicita-se a inscrição (https://www.geoparqueoeste.com/agenda), pois os lugares são limitados.

Texto: ALVORADA
Fotografia: Direitos Reservados