Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada

Assinatura Digital

Associação de Desenvolvimento de Peniche com projecto de valorização de faróis e farolins

Farol Berlenga

A Associação de Desenvolvimento de Peniche obteve cerca de 50 mil euros de financiamento comunitário para o projecto ‘Pharos: Guardiões do Mar’, destinado a valorizar o património associado à sinalização marítima em vários concelhos da região Oeste.

Neste âmbito, os faróis do Cabo Carvoeiro e da Berlenga, em Peniche, o farolim da Nazaré no Forte de S. Miguel, os farolins de sinalização de entrada nas barras da Nazaré e de Peniche e os ‘fachos’ que pontuam a toponímia da linha costeira vão ser alvo de um levantamento de informação histórica, apoiado por registos audiovisuais e recolha de testemunhos da tradição oral.

Do projceto, vai resultar a criação do roteiro ‘Guardiões do Mar’, disponível através de um ‘site’ dedicado e de uma aplicação para ‘smartphone’, com potencial de utilização turística por nacionais e estrangeiros. Além da sua georeferenciação, os locais serão alvo de valorização através de sinaléctica (com logótipo ‘Pharos’), reforçando assim a sua marca no território dos concelhos de Peniche, Óbidos, Caldas da Rainha, Alcobaça e Nazaré.

Texto: ALVORADA com agência Lusa
Fotografia: Paulo Ribeiro/ALVORADA (arquivo)