Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada

Assinatura Digital

Cruzeiro ‘Caminho Marítimo de Santiago’ vai ancorar em Peniche no dia 3 de Junho

Cruzeiro santiago 2022

O cruzeiro ‘Caminho Marítimo de Santiago’, que vai ligar Vila Real de Santo António a Santiago de Compostela, vai passar ao largo da costa Oeste e tem uma paragem intermédia no Porto de Peniche. Esta iniciativa, que dará início ao projecto ‘Caminho Marítimo de Santiago em Portugal’, vai contar com a participação de 20 caravelas ‘Vera Cruz’ Aporvela (Associação Portuguesa de Treino de Vela), considerada a réplica mais aproximada das antigas caravelas usadas pelos portugueses na ‘Era dos Descobrimentos’. O cruzeiro vai partir este sábado do Algarve, estando prevista a chegada à Galiza no próximo dia 13 de Junho e a paragem em Peniche está agendada para 3 de Junho, pelas 17h00, no âmbito da etapa que começa na véspera no Porto de Cascais.

Segundo a organização desta iniciativa marítima, este projecto pretende recriar, na costa portuguesa, a viagem da ‘Barca de Pedra’, que, segundo reza a lenda, no primeiro milénio transportou o corpo de São Tiago, um dos 12 Apóstolos de Jesus Cristo, que atravessou o Mediterrâneo desde Jaffa, na Palestina, até Campus Stella, na Galiza. O itinerário, realizado à época, que marca uma parte da nossa história marítima, é a partir de agora recuperado numa parceria do operador turístico Upstream e da Fórum Oceano Associação da Economia do Mar, refere em comunicado a OesteCIM - Comunidade Intermunicipal do Oeste, que apoia este cruzeiro. Serão cumpridas 500 milhas náuticas em 17 dias.

Contando com o Alto Patrocínio da Presidência da República, apoio institucional da Marinha Portuguesa e apoio consultivo da Associação Nacional de Cruzeiros, está prevista a participação de 150 pessoas, entre participantes e convidados, este cruzeiro. O objectivo central desta iniciativa passa por “potenciar o turismo náutico e a Rede das Estações Náuticas de Portugal, de forma inovadora e sustentável”, com impacto económico em 40 portos e marinas, promoção do potencial dos Caminhos de Santiago neste Ano Jubilar 2022, a par de ter o mar como desígnio nacional e “o único Caminho de Santiago por Mar como verdadeira justificação histórica/mítica”. A região Oeste integra a Rede de Estações Náuticas com os portos de Peniche, São Martinho do Porto e Nazaré.

Esta viagem marítima vai ter 12 etapas: Vila Real de Santo António/Vilamoura, Vilamoura/Lagos, Lagos/Sines, Sines/Cascais, Cascais/Peniche, Peniche/Ria de Aveiro, Ria de Aveiro/Matosinhos, Matosinhos/Viana do Castelo, Viana do Castelo/Baiona/Baiona Vila Nova de Arousa. No dia 13 de Junho será feito o percurso a pé, de 12 quilómetros, entre Padron e Santiago de Compostela.

A Caravela ‘Vera Cruz’ será a Estrela Polar que irá “conduzir” o cruzeiro inaugural até Pádron. Construída no início do século para celebrar os 500 anos do descobrimento do Brasil, vai ser possível subir a bordo desta réplica exata das antigas caravelas portuguesas em todas as estações náuticas que integram o percurso.

Texto: ALVORADA