Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada
Assinatura Digital

Login na sua conta

Username *
Password *
Lembrar-me

Criar uma conta

Campos marcados com (*) são obrigatórios.
Nome *
Username *
Password *
Confirmar Password *
Email *
Confirmar email *
Captcha *
Reload Captcha

Torres Vedras: Santa Cruz Ocean Spirit regressa com 10 dias de desporto e música

oceanspirit22dr

O Festival Internacional de Desportos de Ondas 'Santa Cruz Ocean Spirit' regressa à Praia do Mirante, em Santa Cruz, no concelho de Torres Vedras entre os próximos dias 15 e 24 de Julho.

Segundo revelou a autarquia torriense em comunicado, os desportos de ondas "continuam a ser a âncora do festival", numa edição em que a programação musical inclui nomes do panorama nacional, como Dino d’Santiago, Mastiksoul, Deejay Kamala e NBC.

Na apresentação da 14ª edição do evento, que decorreu ontem, dia 5, no Hotel Golf Mar, em Porto Novo, a presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras destacou a realização do Eurosurf Junior, com a participação de 15 selecções, “que alavancam a nossa economia, alavancam o turismo e fazem conhecer este nosso recanto”. Laura Rodrigues anunciou também o regresso da animação musical nocturna, após um período em que se procurou consolidar a vertente desportiva do evento.  

Sobre o Eurosurf Junior, o presidente da Federação Portuguesa de Surf, João Aranha, adiantou que este campeonato “é um dos principais europeus” e que irá trazer até Santa Cruz, de 17 a 23 de Julho, cerca de 173 atletas.

António Fonseca, da Associação Sealand Santa Cruz, apresentou as restantes provas desportivas que integram o evento. No fim de semana de 16 e 17 de Julho, irá realizar-se o Internacional de Skimboard, com 70 atletas de oito países, “que é já uma prova emblemática de Santa Cruz”, referiu. O dia 23 ou 24 de Julho, mediante as condições do mar, ficará marcado pela realização da quarta etapa do Campeonato Nacional de Bodysurf, com 42 atletas nacionais.

O presidente do Conselho de Administração da Promotorres EM, Rui Penetra, frisou que a “componente desportiva do evento está estabilizada”, sendo essa a prioridade da organização. Como complemento, “apresentamos uma programação diversificada para também tentar responder aos diferentes públicos”, acrescentou. Todas as noites do festival terão actuações de bandas e dj's, de entrada gratuita, até às 2h00, com destaque para os seguintes artistas: Deejay Kamala e NBC (16 de Julho), Filipe Gonçalves (17 de Julho), Favela Lacroix (18 de Julho), Quem é o Bob (19 de Julho), Fresh P e Big (21 de Julho), Dino d’Santiago (22 de Julho), Mastiksoul (23 de Julho) e Cenoura & Amigos (24 de Julho). Outros nomes serão anunciados nos próximos dias.

A 14ª edição do Santa Cruz Ocean Spirit conta, ainda, com a Jet Ski Freestyle Session, no dia 24 de Julho, com 10 riders. Paralelamente, o evento apresenta uma componente de experimentação e formação, com happy-hours de experimentação de kayaksurf e SUP na piscina, de 16 a 24 de Julho; aulas sunset de pilates, yoga e outras actividades, em parceria com ginásios locais, de 18 a 22 de Julho; surf adaptado, em parceria com a Surf Addict, no dia 20 de Julho; e a iniciativa 'Salva e Salva-te', que irá consistir numa formação sobre salvamento com os Bombeiros Voluntários de Torres Vedras, no dia 21 de Julho.

A sensibilização ambiental continua a ser uma das prioridades do evento, que conta com um serviço educativo, com o tema 'Recuperação dos Ecossistemas', dinamizado em parceria com a Câmara Municipal de Torres Vedras, os Serviços Municipalizados de Água e Saneamento (SMAS) de Torres Vedras, a Águas do Tejo Atlântico, a Valorsul, a Associação Bandeira Azul da Europa, o Guardião do Oceano e o Mar à Deriva.

O Santa Cruz Ocean Spirit volta a ser um Ecoevento Valorsul, procurando assim reduzir o impacto ambiental resultante do evento e promovendo a gestão adequada de resíduos. O festival integra, ainda, o projecto internacional 'CAPonLITTER', coordenado em Portugal pela Faculdade Ciências e Tecnologias da Universidade Nova de Lisboa, visando capitalizar as boas práticas costeiras e melhorar as políticas de prevenção do lixo marinho, através da troca de experiências e da aprendizagem inter-regional.

O Santa Cruz Ocean Spirit é uma organização da Câmara Municipal de Torres Vedras e da Promotorres, EM. Tem o Hotel Golf Mar como patrocinador e o apoio institucional do IPDJ - Instituto Português do Desporto e Juventude. Os parceiros desportivos são a European Surfing Federation, Federação Portuguesa de Surf, Associação Sealand Santa Cruz e Surf Social Wave.

Texto: ALVORADA
Fotografia: Direitos Reservados