Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada

Assinatura Digital

Município de Torres Vedras obtém financiamento para residências universitárias

residencias torres vedras

O contrato de financiamento para a criação de residências universitárias em Torres Vedras foi celebrado esta quinta-feira na Academia das Ciências de Lisboa, no âmbito da cerimónia de assinatura dos contratos de financiamento do Plano Nacional para o Alojamento no Ensino Superior.

Em comunicado enviado ao ALVORADA, a edilidade informa que as residências universitárias de Torres Vedras estarão situadas no centro histórico da Cidade, em três edifícios que serão reabilitados. “Esses edifícios situam-se na Rua Trás do Açougue e na Travessa Luís Cardoso, sendo que a respectiva reabilitação permitirá a criação de dois núcleos residenciais que terão um papel determinante na revitalização do centro histórico e rejuvenescimento da população residente no mesmo”, refere o documento.

A presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras, Laura Rodrigues, esteve na cerimónia, que contou a presença de vários membros do Governo, nomeadamente do Primeiro-Ministro, António Costa, da ministra da Presidência, Mariana Vieira da Silva, e da ministra da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Elvira Fortunato.

A responsabilidade pela exploração e gestão dos futuros dez alojamentos estudantis na cidade de Torres Vedras caberá ao Politécnico de Leiria, tendo sido assinado um acordo de parceria para o efeito, no passado dia 23 de Fevereiro, no Edifício dos Paços do Concelho. As obras são promovidas pela autarquia, proprietária dos imóveis, representando um investimento de 361.646,16 euros. O acesso aos alojamentos estudantis estará reservado a estudantes bolseiros e a estudantes deslocados (nacionais ou estrangeiros).

Recorde-se que o IPL criou o Núcleo de Formação de Torres Vedras, numa parceria com o município, com o objectivo de reforçar a oferta formativa na região. A decorrer no Torres Vedras LabCenter e no Edifício da Graça, os Cursos Técnicos Superiores Profissionais (TeSP) e as Pós-Graduações foram escolhidos “em função da dinâmica empresarial da região”.

Texto: ALVORADA com agência Lusa
Fotografia: CMTV