Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada

Assinatura Digital

CHO: Ministro da Saúde visita esta segunda-feira a Unidade de Caldas da Rainha

Hospital Caldas da Rainha II

Menos de um mês após a tomada de posse, realizada a 10 de Setembro no Palácio de Belém, o ministro da Saúde Manuel Pizarro é esperado esta manhã de segunda feira no Hospital das Caldas da Rainha. Segundo apurou o ALVORADA junto de fonte oficial, o governante visitará as instalações do hospital público caldense, contactará com profissionais de saúde e reunirá com o conselho de administração do CHO - Centro Hospitalar do Oeste, presidido por Elsa Baião. No final da visita, Manuel Pizarro, que sucedeu no cargo a Marta Temido, fará declarações aos jornalistas.

Empossado apenas há 22 dias, trata-se da primeira visita oficial à região Oeste do novo titular da pasta da saúde do Governo do PS. Na ordem do dia, para além dos actuais constrangimentos nas três unidades hospitalares do CHO (Caldas da Rainha, Torres Vedras e Peniche), estará também no centro das atenções a necessidade de um novo hospital para a região Oeste. O processo negocial entre OesteCIM - Comunidade Intermunicipal do Oeste estava a decorrer a bom ritmo com o Ministério da Saúde e foi interrompido com a demissão de Marta Temido. Outro assunto importante é a necessidade reconhecida pela anterior equipa governamental do Ministério da Saúde em dotar os serviços de urgência do CHO, nas Caldas e em Torres, de camas de cuidados intensivos.

O facto de Manuel Pizarro ter colocado na agenda uma visita ao Centro Hospitalar do Oeste, pode querer traduzir-se numa preocupação do novo ministro em querer resolver a curto e médio prazo algumas das grandes debilidades que a região Oeste tem vindo a sofrer de forma mais acentuada nos últimos anos. As críticas ao Governo têm sido muitas pela falta de investimento e de resolução dos problemas, tendo surgido diversas interpelações dos partidos da oposição na Assembleia da República a pedirem explicações ao executivo liderado por António Costa. Resta esperar pelo que dirá na cidade termal o novo ‘homem-forte’ da saúde em Portugal.

Texto: Paulo Ribeiro/ALVORADA
Fotografia: Sofia de Medeiros/ALVORADA (arquivo)