Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada

Assinatura Digital

Óbidos Vila Natal tem início esta quarta-feira com programa diversificado de actividades

vilanatal

Óbidos será, sem dúvida, o local mais mágico do País”. É desta forma que Filipe Daniel, presidente da Câmara Municipal de Óbidos, fala do Óbidos Vila Natal, que decorre a partir de hoje até 31 de Dezembro. Este ano o tema do evento “anda à volta do brilho”, revela o autarca, referindo-se “ao brilho das luzes de Natal, mas também ao brilho da chama dos sentimentos e valores que são atribuídos a esta época - como a Esperança, a Paz, o Amor e a Solidariedade - que queremos que se perpetuem durante todo o ano”.

Uma das novidades da edição deste ano é a disposição dos divertimentos ao longo da vila e na Cerca do Castelo. Quem tiver bilhete para o evento, não terá de pagar à parte qualquer divertimento que esteja na Cerca do Castelo. O Carrossel, que estará na Porta da Vila e a Pista de Gelo, que estará na Praça de Santa Maria, funcionarão de forma independente do evento.

Ricardo Duque, administrador executivo da empresa municipal Óbidos Criativa, explica que com o ingresso, os visitantes, na Cerca do Castelo, poderão usufruir de todos os divertimentos, uma vez que estão incluídos no preço, como a rampa de gelo, o comboio de Natal, trampolins, entre muitas outras actividades.

Em relação à edição de 2022, Ricardo Duque revela que “são várias as atrações para toda a família nesta época festiva”. “Teremos uma programação intensa e diversificada que, aliada à música e iluminação das ruas, procura a valorização do comércio local e a promoção do espaço público como um local de encontro e partilha”.

Este ano, o Óbidos Vila Natal retoma a alegria de estar plenamente aberto ao público e regressa cheio de actividades e com uma programação que alia as tradições mais portuguesas ao imaginário desta quadra, com Espectáculos de Natal, o Apeadeiro das Guloseimas, oficinas e ateliês, jogos, pinturas faciais, a Quinta Mágica, a Aldeia do Presépio Português, o Chalé do Pai Natal, uma Rampa de Gelo, o Comboio de Natal, trampolins, entre muitas outras diversões e animação, a decorrer na Cerca do Castelo e acessíveis através do bilhete geral”, desvenda o administrador executivo da empresa municipal Óbidos Criativa.

Em relação às luzes de Natal, Óbidos, desde há uns anos que adquiriu a sua própria iluminação, em leds de baixa intensidade, feita de módulos adaptáveis, permitindo diversos desenhos de luz, consoante as necessidades. “Óbidos não se lembrou apenas da sustentabilidade agora”, explica o presidente da Câmara Municipal de Óbidos, sublinhando que “as soluções de iluminação adquiridas já há alguns anos, com leds de baixa intensidade, assim como a sua aplicação, mostram essa preocupação constante desde sempre”.

O autarca afirma que “este será um Natal em que todos vamos ter de ser mais responsáveis”, garantindo que Óbidos irá “continuar a fazer tudo o que estiver ao nosso alcance, apesar de orientações para cortes vindas do Governo Central, para continuar com os bons momentos que se vivem no Natal”. “Em Óbidos, saberemos conjugar o brilho, a sustentabilidade e os valores desta quadra natalícia”, conclui Filipe Daniel.

Calendário e horário do Óbidos Vila Natal

- De 30 de Novembro a 31 de Dezembro (encerrado dia 25 de Dezembro)

- Dia 30 de Novembro, de 5 a 7 de Dezembro e de 12 a 16 de Dezembro das 11h00 às 18h00, de 1 a de 4 Dezembro, de 8 a 11 de Dezembro, de 17 a 23 de Dezembro e de 26 a 30 de Dezembro das 11h00 às 20h00, dias 24 e 31 de Dezembro das 11h00 às 17h00 (a porta de entrada fecha uma hora antes do horário de encerramento do evento).

- Bilheteira Porta da Vila - encerra duas antes do horário de encerramento do evento Bilheteira Santigo - encerra uma hora e meia antes do horário de encerramento do evento

- Preços: bilhete geral - 10 euros; bilhete geral criança (3 aos 11 anos) - 8 euros; bilhete grupo (+20 pessoas) - 9 euros + um bilhete de oferta (por grupo); estudantes (12 aos 25) - 9 euros; bilhete sénior - 9 euros; bilhete de incapacidade/deficiência - adulto - 8 euros; bilhete de incapacidade/deficiência - criança - 6 euros; gratuito para os munícipes do concelho de Óbidos todos os dias, mediante apresentação de Cartão de Cidadão válido.

- Incluído no bilhete geral: Chalé do Pai Natal; pinturas faciais (≤12); Palco do Circo - espectáculos; trampolins (≥3|≤12); Apeadeiro das Guloseimas - Oficina de Doces e Horta das Guloseimas; Reciclómetro; Rampa de Gelo; Quinta Mágica; Arvorismo; Aldeia do Presépio Português; animação; comboio (máximo 20 pessoas); Estação dos Correios; Praça de Alimentação; e jogos de Natal.

Texto: ALVORADA
Fotografia: Direitos Reservados (arquivo)