Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada

Assinatura Digital

Projecto de Promoção da Maçã de Alcobaça em Mercados Externos é hoje apresentado em Óbidos

maca de alcobaca

É apresentado este sábado à tarde o ‘Projecto de Promoção da Maçã de Alcobaça em Mercados Externos’, promovido pela APMA - Associação dos Produtores de Maçã de Alcobaça. A sessão vai decorrer na sede da empresa Embala na Hora, em Óbidos.

Em comunicado enviado ao ALVORADA, a associação informa que se trata de um projecto de promoção que tem como principal objectivo contribuir para a valorização e diferenciação da Maçã de Alcobaça - IGP, a única maçã com influência atlântica, fomentando as exportações e a inovação deste produto português. “Sendo esta uma alavanca indispensável para o crescimento económico do sector, contribui igualmente para o aumento da competitividade e visibilidade internacional de Portugal”, defende a APMA.

Actualmente e após o processo de alargamento a área geográfica abrange para além dos iniciais concelhos de Alcobaça, Nazaré, Óbidos, Caldas das Rainha e Porto de Mós, também os concelhos da Batalha, Bombarral, Cadaval, Leiria, Lourinhã, Marinha Grande, Peniche, Rio Maior e Torres Vedras. Recorde-se que a área de produção protegida da Maçã de Alcobaça corresponde ao território secularmente conhecido por ‘Coutos de Alcobaça", criado e cedido por Dom Afonso Henriques Rei de Portugal a são Bernardo no ano 1142 d. C.. A Indicação Geográfica Protegida (IGP) é uma qualificação ou certificação oficial emitida por instâncias da União Europeia e atribuída a produtos gastronómicos ou agrícolas tradicionais produzidos numa região específica.

De acordo com a associação promotora desta sessão, “pretende-se com este projecto que a fileira da maçã, as Organizações de Produtores e os operadores individuais sejam mobilizados para uma estratégia colectiva de promoção e para a criação de valor acrescentado e, em última instância, como ferramenta impulsionadora de estratégias colaborativas da venda do seu produto - Maçã de Alcobaça - por parte das PME’S que integram a APMA”Destaca ainda a associação que “estamos perante um projecto que valoriza a localização geográfica da área de produção da Maçã de Alcobaça, potenciando as suas caraterísticas únicas e diferenciadoras: maior intensidade de sabor agridoce, de cor e de aroma".

Texto: ALVORADA com agência Lusa
Fotografia: CMA