Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada

Assinatura Digital

Costa Oeste sob aviso amarelo devido à agitação marítima

mar agitado II

Cinco distritos do continente estão hoje e domingo sob aviso amarelo devido à previsão de agitação marítima, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA). Os distritos de Beja, Leiria, Lisboa e Setúbal vão estar com aviso amarelo a partir das 15h00 de hoje até às 3h00 de domingo por causa da previsão de ondas de noroeste com quatro a 4,5 metros, enquanto em Faro, na costa oeste, o alerta se prolonga até às 6h00 de domingo.

Atendendo à agitação marítima, a barra de Esposende está fechada a toda a navegação, enquanto as barras da Póvoa de Varzim e de Vila do Conde estão condicionadas.

O aviso amarelo é emitido pelo IPMA sempre que existe uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica, enquanto o aviso laranja corresponde a uma situação meteorológica de risco moderado a elevado.

O IPMA prevê para hoje no continente céu geralmente muito nublado no Centro e Sul com períodos de chuva, apresentando-se pouco nublado no Norte, com formação de neblina ou nevoeiro matinal e de geada no interior.

A previsão aponta também para vento fraco a moderado (até 25 quilómetros/hora) do quadrante leste, rodando gradualmente para o quadrante oeste na região Sul e para uma pequena descida da temperatura mínima na região Norte e pequena subida na região Sul.

As temperaturas mínimas vão oscilar entre os 0 graus Celsius (em Vila Real, Viseu e Guarda) e os 11 (em Sagres) e as máximas entre os 7 (na Guarda) e os 17 (em Sagres). Para a Lourinhã é esperada uma máxima de 15 e uma mínima de 7 graus.

Texto: ALVORADA com agência Lusa
Fotografia: Paulo Ribeiro/ALVORADA (arquivo)