Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada

Assinatura Digital

Associação Comercial assinala 120 anos com 12 tertúlias nas Caldas da Rainha

ACCCRO

A Associação Comercial dos Concelhos das Caldas da Rainha e Óbidos (ACCCRO) comemora 120 anos, que serão assinalados ao longo de 2023 com um ciclo de 12 tertúlias para debater com a sociedade civil as preocupações do setor.

A ACCCRO pretende “através da informalidade das tertúlias debater com os representantes da sociedade civil assuntos que são, no final, uma preocupação de todos”, indica associação, num comunicado divulgado hoje sobre as comemorações dos 120 anos de ação nos concelhos das Caldas da Rainha e de Óbidos.

As doze tertúlias realizar-se-ão no dia 12 de cada mês, exceto no mês de Janeiro que será no dia 27, “em 12 locais diferentes e com 12 tertulianos convidados cada”, visando “aproximar as pessoas, pô-las a descrever as suas experiências, a partilharem pontos de vistas, a reconstruírem novas opiniões e um projecto comum para o futuro da ACCCRO e dos seus associados”, lê-se na nota.

‘Acolhimento de imigrantes através dos seus negócios’ será o tema do primeiro encontro, este mês, numa conversa para reflectir sobre “a complexidade e a necessidade da integração dos imigrantes com diferentes hábitos culturais, sociais, de consumo, origens e religiosos”, olhando para os seus negócios e as condições de trabalho, é indicado. Em Fevereiro, a tertúlia abordará ‘O Futuro da Restauração. Concorrência ou Aliados?’ e, em Março, ‘O desafio dos negócios noturnos’.

Gastronomia, agricultura, indústria, artesanato e atividades do mar vão estar em destaque na tertúlia de abril, sob o tema ‘Turismo criativo’, enquanto em Maio o foco será uma reflexão sobre o futuro do associativismo empresarial em Portugal e os caminhos a seguir.

A discussão sobre a continuidade das empresas familiares, que passam de geração em geração, será o tema a discutir em Junho, na tertúlia ‘Famílias Empresárias - Gestão de Negócios de família e em família’, a que se seguirá em Julho ‘Saúde no privado’, um repto para falar “não apenas dos grandes grupos económicos”, mas também “sobre as PME [Pequenas e Médias Empresas] da saúde, e de como estas se devem aliar para encontrar soluções competitivas e do interesse de todos”.

Em Agosto, irá refletir-se sobre a ‘Importância dos municípios no desenvolvimento do comércio das cidades’ e, em Setembro, sobre o ‘Comércio de Cidade versus Plataformas ‘online’ - Lojas de Bairro’, questionando-se a convivência entre estas formas de comércio.

'Mobilidade Sustentável - urbanismo no desenvolvimento do comércio das cidades' será o tema para Outubro, antecedendo, em Novembro, a discussão sobre 'Comércio de Rua versus Centros Comerciais versus Hipermercados'.

A fechar o ciclo, a proposta de Dezembro irá sugerir uma reflexão sobre 'Caldas da Rainha, cidade criativa ou cidade com criativos', questionando se “uma cidade com um grande património histórico de artes e artistas, de vários sectores, poderá hoje ser confundida com uma cidade com muitos criativos, mas sem um projecto de cidade que os envolva”.

As tertúlias são abertas a todos os interessados e irão realizar-se em locais que a associação irá divulgando ao longo do ano.

Inserido no Ciclo das Tertúlias comemorativas, terá ainda lugar a 12 de Maio, Dia Mundial do Comércio, a Gala do 120.º Aniversário da ACCCRO, na qual serão distinguidos os associados mais antigos.

Texto: ALVORADA com agência Lusa