Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada

Assinatura Digital

Lançado concurso para obras de construção de lar de idosos na Atouguia da Baleia

espaco senior sao leonardo 3

O Espaço Sénior São Leonardo de Atouguia da Baleia vai investir cerca de 2,3 milhões de euros (ME) num lar nesta freguesia de Peniche para responder à procura, tendo lançado um concurso de 1,7 ME, disse hoje o seu presidente. “Há mais de 30 anos que se espera por uma resposta destas na freguesia, que ainda não tem um lar”, justificou João Luís Chagas, presidente do Espaço Sénior São Leonardo - Associação Social de Atouguia da Baleia, à agência Lusa. “Há muita procura e estamos com muita falta de resposta”, acrescentou.

Esta associação oestina pretende investir cerca de 2,3 ME, dos quais 1,7 ME na construção do edifício destinado ao lar e o restante na aquisição de mobiliário para o imóvel e veículos para o serviço de apoio domiciliário. O concurso público para a obra já foi lançado em Diário da República no valor de 1,7 ME, estando a decorrer a apresentação de propostas até meados de Fevereiro.

O edifício a construir em terreno cedido pelo Município de Peniche junto à extensão de saúde da freguesia vai estar dimensionado para 40 camas, distribuídas por 20 quartos em lar e vai ter capacidade para 25 utentes em centro de dia e para 35 em apoio domiciliário.

Com 1.631 metros quadrados de construção, o edifício vai ter rés-do-chão e cave, dispondo de, além dos quartos, sala de convívio, refeitório, lavandaria e ginásio, entre outros espaços.

A obra, financiada pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) e pelo Município de Peniche, deverá começar em Abril e decorrer durante 18 meses e ficar concluída até Outubro de 2024, o prazo estipulado pelo PRR, disse João Luís Chagas. A associação estima vir a criar 40 postos de trabalho e contrair um empréstimo se o financiamento não for suficiente. Com seis anos de existência, esta entidade está sediada na antiga escola primária da freguesia, onde tem a funcionar actividades gratuitas para uma centena de idosos.

Texto: ALVORADA com agência Lusa
Fotografia: Direitos Reservados