Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada

Assinatura Digital

ESCO e LAB Aberto levam computadores para a Guiné-Bissau

escofachada

Numa acção de parceria entre a ESCO - Escola de Serviços e Comércio do Oeste e a Associação Lab Aberto Fab Lab, foram recentemente entregues computadores a uma escola secundária da Guiné-Bissau. A iniciativa foi desenvolvida com as turmas do Curso Técnico de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos e coordenada pelos professores António Gonçalves e Álvaro Brito.

Num comunicado enviado ao ALVORADA, a instituição escolar torriense refere que este projecto solidário intitulado ‘TECH 4U’ permitiu aos alunos envolvidos “aprofundar competências técnicas” associadas ao seu perfil profissional e, simultaneamente, "desenvolver competências pessoais e sociais” ao fazerem parte desta iniciativa que pretendeu contribuir para o reforço dos equipamentos informáticos de uma Escola Secundária na Guiné-Bissau - o Liceu Regional Titina Silá Oio/Farim.

Os equipamentos preparados pelos alunos foram ainda acompanhados de manuais em papel e tutoriais em vídeo e texto, para permitir que os utilizadores finais possam usufruir planamente destes computadores.

Assim, “é com muita satisfação que pudemos comprovar a concretização prática desta iniciativa de solidariedade” que colocou em contacto jovens alunos de dois continentes “que partilham uma história comum”, refere o comunicado.

Neste projecto participaram também Márcio Rodrigues (Inforpuzzle), que deu a formação técnica, David Rodrigues (Instituto Politécnico de Leiria) e Paulo Teixeira (Fab Lab EDP).

Texto: ALVORADA
Fotografia: Sofia de Medeiros/ALVORADA (arquivo)