Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada

Assinatura Digital

PS quer centros de saúde da região Oeste prioritários para contratar médicos

Centro de Saude Bombarral

Os deputados do PS recomendaram ao Governo que dê prioridade aos centros de saúde da região Oeste no plano para mitigar a falta de médicos, que afectam mais de 100 mil utentes na região.

Num projecto de resolução, que vai ser ainda submetido a votação na Assembleia da República, os deputados socialistas recomendaram ao Governo que “identifique as áreas de influência dos Agrupamentos de Centros de Saúde [ACES] Oeste Norte e Sul como de intervenção prioritária no plano que está a elaborar para resolver os problemas da falta de médicos especialistas em medicina geral e familiar”.

Citando dados do Portal da Transparência do Serviço Nacional de Saúde, os deputados socialistas indicaram que estão sem médico de família 44.441 utentes no ACES Oeste Norte e 72.831 no ACES Oeste Sul.

Aos mais de 100 mil utentes sem médico de família, acresce o facto de se tratar de uma “população com um perfil demográfico envelhecido e caracterizado por uma forte prevalência de doenças crónicas”, acrescentaram. Além disso, há extensões de saúde “sem qualquer equipa médica” e, uma vez que estão localizadas “a distâncias consideráveis das sedes a que pertencem”, “o seu encerramento impossibilita mesmo a deslocação de pessoas mais vulneráveis, económica e socialmente, às sedes destas unidades, colocando desta forma em causa o acesso”.

A realização de investimentos nos actuais hospitais do Centro Hospitalar do Oeste, a transposição das Unidades de Saúde Familiar do modelo A para o B e a criação de centros de responsabilidade integrados a nível hospitalar são também propostos. Os socialistas admitiram ainda que, a nível de cuidados hospitalares, “a resposta está bastante comprometida” pelo Centro Hospitalar do Oeste “quer pela sobrecarga de procura, quer pela própria idade, obsolescência e condições estruturais e de equipamentos destes três hospitais”, sublinhando a necessidade de construção de um novo hospital para servir a região.

A região Oeste é composta pelos concelhos de Alcobaça, Bombarral, Caldas da Rainha, Nazaré, Óbidos, Peniche (ACES Oeste Norte), do distrito de Leiria, e por Alenquer, Arruda dos Vinhos (ACES Estuário do Tejo), Cadaval, Lourinhã, Sobral de Monte Agraço e Torres Vedras (ACES Oeste Sul), do distrito de Lisboa. Todos estes concelhos estão na actual área de influência do CHO, à excepção de Alenquer, Arruda dos Vinhos, que são servidos pelo hospital de Vila Franca, e de Sobral de Monte Agraço, cuja população é atendida no hospital de Loures.

Texto: ALVORADA com agência Lusa
Fotografia: Paulo Ribeiro/ALVORADA