Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada

Assinatura Digital

GNR deteve dois homens nos concelhos das Caldas da Rainha e Peniche por incêndio florestal

gnr 3

Um homem de 49 anos foi detido em flagrante, no concelho das Caldas da Rainha, por incêndio florestal, na sequência de uma queimada que se descontrolou, informou hoje a GNR. A detenção ocorreu na segunda-feira, na sequência de um alerta de incêndio, tendo os militares apurado que na origem do fogo esteve “uma queima de sobrantes autorizada, que se descontrolou devido à não adopção das medidas de segurança necessárias”, refere a GNR, em comunicado. O incêndio propagou-se por uma zona rural e consumiu uma área de mato rasteiro e pinhal de 500 metros quadrados. O detido foi constituído arguido e os factos comunicados ao Tribunal Judicial de Caldas da Rainha.

A GNR deteve também em flagrante um homem, de 82 anos, por incêndio florestal em Ferrel, no concelho de Peniche. Na sequência de um alerta a dar conta de um foco de incêndio, os militares da GNR deslocaram-se ao local e apuraram que, na sua origem, esteve uma queima não autorizada, numa exploração agrícola. A queimada descontrolou-se devido às condições climatéricas e consumiu 60 metros quadrados de diversa vegetação circundante. O autor foi constituído arguido e os factos foram comunicados ao Tribunal Judicial de Peniche.

Na nota de imprensa, a GNR lembra que as queimas e queimadas são das principais causas de incêndios em Portugal e que esta prática é interdita sempre que se verifique um nível de perigo de incêndio rural “muito elevado” ou “máximo”, estando dependente de autorização ou de comunicação prévia noutros períodos.

Texto: ALVORADA com agência Lusa
Fotografia: Paulo Ribeiro/ALVORADA (arquivo)