Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada

Assinatura Digital

Presidente da República no Encontro Nacional de Técnicos da CONFAGRI no Hotel Golf Mar

Hotel Golf Mar 1

A CONFAGRI - Confederação Nacional das Cooperativas Agrícolas e do Crédito Agrícola de Portugal vai realizar em Porto Novo, no Hotel Golf Mar, ao longo dos próximos dois dias, quarta e quinta-feira, o 9º Encontro Nacional de Técnicos, onde estarão reunidos mais de três centenas de técnicos das organizações associadas de todo o país. Segundo informa a organização em comunicado enviado ao ALVORADA, é esperada a presença do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.

Para a CONFAGRI, este encontro realiza-se num período crucial pois o sector está na véspera do início do processo de Candidaturas aos Apoios ao Pagamento Único (1 de Março), no âmbito do Plano Estratégico da Política Agrícola Comum (PEPAC) 2023-2027.

No primeiro dia de trabalhos este será o tema central do encontro. Para a CONFAGRI é prioritário esclarecer sobre as novas regras da Campanha de Apoio ao Rendimento dos Agricultores, onde se incluem as Alterações Legislativas, Metodologia dos Processos de Candidatura, Requisitos legais, a actividade agrícola sustentável e a floresta. A CONFAGRI como organização de cúpula deste sector, com representação em todo território nacional, com mais de 400 balcões e cerca de 280 mil associados, defende que as ajudas devem ser canalizadas para a produção, e que a gestão ativa e produtiva do território é uma premissa que não vai abandonar.

Idalino Leão, presidente da CONFAGRI, adianta que “vemos com muita preocupação a implementação do PEPAC 2023- 2027, cuja primeira campanha de ajudas ao rendimento dos agricultores terá início no próximo dia 1 de Março. Por essa razão, iremos reunir com os nossos técnicos do terreno e, juntamente com os organismos do Ministério e a ministra da Agricultura, dialogar, esclarecer dúvidas e obter a mais precisa informação de modo a que os nossos técnicos possam continuar a apoiar com qualidade os agricultores”.

Este encontro é também o reconhecimento e agradecimento público da CONFAGRI a todas as organizações e aos seus técnicos “pelo inestimável trabalho que têm desenvolvido, em parceria com a Confederação, que fazem desta rede de organizações locais distribuídas por todo o território nacional a maior rede de apoio aos agricultores”.

No final do primeiro dia de trabalhos haverá um jantar de homenagem ao comendador Manuel dos Santos Gomes, ex-presidente da CONFAGRI, presidido pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, e com a presença da Ministra da Agricultura e Alimentação, Maria do Céu Antunes.

Na quinta-feira, além da ordem de trabalhos prevista no programa, terá como ponto alto a Cerimónia de Entrega dos Prémios de Reconhecimento de Mérito 2022, uma iniciativa que visa distinguir os técnicos que mais se destacaram pelo trabalho desenvolvido durante o ano de 2022 e que terá a presença do novo secretário de Estado da Agricultura, Gonçalo Rodrigues. Na sessão de encerramento participarão Laura Rodrigues, presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras, José Lacerda Fonseca, director regional de Agricultura e Pescas de Lisboa e Vale do Tejo, e Idalino Leão, presidente da CONFAGRI.

Texto: ALVORADA
Fotografia: Sofia de Medeiros/ALVORADA (arquivo)