Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada

Assinatura Digital

Município de Óbidos já quer integrar a Associação Geoparque Oeste

Geoparque Oeste 2

O Município de Óbidos já quer regressar à AGEO - Associação Geoparque Oeste, depois de ter estado no grupo dos municípios fundadores. Contudo, decidiu abandonar o projecto a 18 de Novembro de 2020, tendo o autarca obidense de então, Humberto Marques, alegado dificuldades financeiras provocadas pelo impacto da pandemia no orçamento municipal. Uma decisão que, na altura, apanhou de surpresa os restantes presidentes de câmara. Agora, o seu sucessor, o também social-democrata Filipe Daniel, manifestou o desejo da sua autarquia regressar ao projecto que visa criar o Geoparque Oeste 'Terras do Jurássico' da UNESCO.

Nesse sentido foi agora assinado um protocolo de parceria entre a AGEO e o Município de Óbidos, que representa o primeiro passo de uma caminhada que visa, no final, a “futura integração deste município no território do aspiring Geoparque Oeste, que integra os municípios de Cadaval, Caldas da Rainha, Bombarral, Lourinhã, Peniche e Torres Vedras”, refere um comunicado da associação enviado ao ALVORADA. Óbidos junta-se a Alenquer como municípios parceiros do projecto desenvolvido pela AGEO, entidade que está sediada na Lourinhã.

A primeira etapa do protocolo de parceria agora assinado entre o autarca Filipe Daniel e o presidente da direcção da AGEO, o vereador lourinhanense João Serra, visa a preservação, conservação e valorização, mas também a divulgação e dinamização do património natural e cultural. O documento assume também que, entre as duas entidades, vai procurar-se destacar o património geológico, “numa perspectiva de aprofundamento e divulgação do conhecimento científico, e, consequentemente, favorecer a educação, o turismo e o desenvolvimento sustentável das populações e territórios”. “Torna-se, assim, imprescindível sensibilizar e envolver as populações locais no que respeita à importância do património geológico do território, dando ênfase ao seu sentido de pertença e de identidade”, destaca ainda o comunicado subscrito pelas duas entidades.

De relembrar que o Geoparque Mundial da UNESCO encontra-se focado na dinamização da região Oeste, tendo por base a geologia como factor de desenvolvimento cultural, social e turístico, não esquecendo os seus pontos fortes para a comunidade local e visitantes, resultante da importância geológica e do potencial científico deste território.

O memorando de entendimento que estabelece os termos de cooperação para a dinamização do aspirante Geoparque Oeste, da sua estrutura de gestão e da sua candidatura a Geoparque Mundial da UNESCO, foi assinado em Maio de 2021 pelos presidentes das câmaras municipais do Bombarral, Cadaval, Caldas da Rainha, Lourinhã, Peniche e Torres Vedras. O documento foi subscrito pelos autarcas à margem da reunião do Conselho Intermunicipal da OesteCIM - Comunidade Intermunicipal do Oeste, que decorre nos Paços do Município da Lourinhã. A assinatura deste memorando registou a entrada formal na AGEO dos Municípios das Caldas da Rainha e do Cadaval que se juntaram às restantes autarquias fundadoras do projecto.

Texto: ALVORADA
Fotografia: Sofia de Medeiros/ALVORADA (arquivo)