Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada

Assinatura Digital

Oficina sobre Ciência e Turismo na Reserva da Biosfera das Berlengas decorre na Ilha da Berlenga

Berlengas 22 1

Criar iniciativas turísticas com uma dimensão científica e cultural, no contexto da Reserva da Bioesfera das Berlengas, da UNESCO, é o principal objectivo da primeira edição da ‘TURICIÊNCIA - uma oficina sobre Ciência e Turismo’, que decorre esta sexta-feira e sábado no Forte São João Baptista, na Ilha da Berlenga. O encontro pretende ser um fórum de discussão e partilha de conhecimentos entre individualidades de reconhecido mérito, relacionadas com as dimensões da Cultura, da História, da Arte, da Economia e da Ciência, em torno da forma como a Natureza e a Ciência podem dinamizar o Turismo.

Esta iniciativa é organizada pela Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar (ESTM) do Politécnico de Leiria, em Peniche, pela Academia das Ciências de Lisboa, pelo Aspiring Geoparque Oeste, pela Associação Amigos da Berlenga e pela Reserva da Biosfera das Berlengas, da UNESCO. “Os participantes do TURICIÊNCIA estão associados ao território Reserva da Biosfera das Berlengas, da UNESCO, à Região Oeste e a outras regiões que se encontram a desenvolver abordagens semelhantes. O propósito é promover uma reflexão multidisciplinar que resulte num conjunto de iniciativas turísticas com dimensões científicas e culturais”, refere uma nota do Politécnico de Leiria enviada ao ALVORADA. “Partindo do conjunto de propostas identificadas, serão discutidas as diversas actividades desenvolvidas neste território e noutros próximos ou similares, visando fomentar a valorização do património e no equilíbrio entre o Homem e a Biosfera”, sublinha a organização. Do encontro resultará a elaboração de um relatório síntese com as principais reflexões e as propostas de iniciativas/ serviços a serem criados e dinamizados num futuro próximo.

O primeiro dia deste encontro é reservado a visitas informais e no sábado o programa contempla a sessão de abertura às 10h00, seguindo-se a primeira sessão temática sobre a temática ‘Ciência’ moderada pelo docente universitário Miguel Miranda (FCUL/ACL), com intervenções de Helena Adão (MARE / ARNET), Henrique Queiroga (UAveiro), Maria Jesus Fernandes (ICNF), Nuno Pimentel (Aspiring Geoparque Oeste) e Ricardo Serrão Santos (OKEANOS - UAc). Já a segunda sessão, moderada por José Francisco Rodrigues (ACL), terá como tema ‘Cultura’ e serão oradores Cristina Brito (4-OCEANS), João Hugobaldo (Associação Amigos da Berlenga), João Luís Cardoso (Universidade Aberta/ACL), João Pedro Santos (ESAD - Politécnico de Leiria) e Pedro Miranda Castro (Direcção de Faróis - AMN - Marinha).

Depois do almoço decorrerá a terceira sessão temática sobre ‘Divulgação’, moderada por Nuno Pimentel (Aspiring Geoparque Oeste) e com participação de Alexandra Coelho (Casa das Ciências), Maria Judite Silva Cardoso Alves (MUHNAC), Paula Gama da Mota (Universidade de Coimbra), Pedro Salgado (Grupo do Risco) e Susana Ferreira (Ciência Viva). A última sessão versará o ‘Desenvolvimento Económico’ e será moderada por Sérgio Leandro (ESTM-Politécnico de Leiria / Biosfera das Berlengas), contando com intervenções de Ângelo Marques (CM Peniche), João Serra (Aspiring Geoparque Oeste), Jorge Braga de Macedo (UNova/ACL), Paulo Almeida (ESTM, CiTUR - Politécnico de Leiria) e Sérgio Nunes (Politécnico de Tomar). O encerramento e notas finais está agendado para as 17h30.

A TURICIÊNCIA conta com o apoio institucional da Secretaria de Estado do Turismo, Comércio e Serviços, da Câmara Municipal de Peniche, do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, do MARE - Centro de Ciências do Mar e do Ambiente - ARNET - Aquatic Research NETwork, do CiTUR - Centro de Investigação, Desenvolvimento e Inovação em Turismo, do Politécnico de Leiria, do OKEANOS - Instituto de Investigação em Ciências do Mar, da Universidade dos Açores,  da AquaSuboeste e da BerlengaTur e tem o patrocínio da Caixa Geral de Depósitos.

Texto: ALVORADA com comunicado do IP
Fotografia: Paulo Ribeiro/ALVORADA (arquivo)