Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada

Assinatura Digital

Oeste acolhe na Foz do Arelho debate sobre futuro das Estações Náuticas de todo país

sessao estacoes nauticas no oeste

O presidente do Turismo Centro de Portugal, Pedro Machado, considera que as Estações Náuticas têm pela frente três grandes desafios para que se tornem, efectivamente, num produto turístico de excelência, numa rede que se propõe dinamizar a fileira do turismo náutico. O ainda presidente deste organismo regional, que abrange também os 12 concelhos do Oeste, destacou na Jornada de Encerramento do Projecto de Internacionalização da Rede das Estações Náuticas (EN), que decorre ao longo do dia na Foz do Arelho, junto à Lagoa de Óbidos, destacou que é necessário “colar” a oferta existente para o “produto turístico”, assim como outro desafio passa pelo desenvolvimento no mercado interno e na internacionalização da marca, a par de “um olhar para as empresas que, nos seus territórios, fazem a operação turística”.

As instalações do Inatel no concelho das Caldas da Rainha acolhem o evento ‘Water Fun in Portugal by Nautical Portugal’, numa iniciativa acolhida pela OesteCIM - Comunidade Intermunicipal do Oeste, que gere a Estação Náutica do Oeste, em colaboração com o Município das Caldas da Rainha. O autarca caldense Vítor Marques elogiou a forma como a instituição intermunicipal tem vindo a trabalhar a Estação Náutica do Oeste, enquanto entidade agregadora de uma vontade férrea para o desenvolvimento turístico regional. No caso da Estação Náutica do Oeste estão associados os 12 municípios que integram a OesteCIM.

Este evento tem como principal objectivo fazer o balanço das actividades e perspectivar o futuro das Estações Náuticas em todo o território nacional. Foram convidados para encerrar o evento o secretário de Estado do Turismo Comércio e Serviços, Nuno Fazenda e a presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Rregional do Centro, Isabel Damasceno, entre outros.

Dividido por dois momentos distintos, a parte da manhã esteve reservada para a realização de várias actividades na Lagoa de Óbidos, que incluiu uma experiência única de balonismo, em parceria com a Estação Náutica de Alandroal, seguida pela disponibilização da oferta das EN ao nível das actividades náuticas, nomeadamente pranchas de surf com ‘foil’ eléctrico, canoagem, remo, windsurf, surf, stand up paddle, vela, waterbike, entre outras. O presidente da Rede Nacional de Estações Náuticas, o penichense António José Correia, coordenou a apresentação dos resultados da internacionalização por diversos parceiros e o debate sobre o futuro das Estações Náuticas, tendo aproveitado o momento para lançar o convite a várias instituições para aderir à rede que conta presentemente com 32 estações certificadas.

Texto: ALVORADA
Fotografia: Paulo Ribeiro/ALVORADA