Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada

Assinatura Digital

Projecto ‘Oeste Adapta’ conclui que alterações climáticas vão ter muito impacto no futuro da nossa região

Oeste Adapta sessao final 1

Aumento da temperatura média do ar, subida do nível da água do mar e redução da precipitação são apenas algumas das consequências negativas que as alterações climáticas vão provocar na nossa região nas próximas décadas, conclui o projecto ‘Oeste Adapta’, cujo seminário final foi realizado esta quarta-feira nas Caldas da Rainha. Promovido pela OesteCIM - Comunidade Intermunicipal do Oeste, no qual participaram autarcas, técnicos municipais e agentes da protecção civil dos 12 concelhos oestinos.

Desenvolvido ao longo dos últimos dois anos, o projecto ‘Oeste Adapta - Planeamento da Adaptação Climática Municipal na Região Oeste’ é liderado pela OesteCIM em parceria com a empresa CEDRU - Centro de Estudos e Desenvolvimento Regional e Urbano, Lda, e o Vestlandsforsking (Instituto de Pesquisa Ocidental da Noruega). No essencial, este projecto é composto por três componentes que visam dotar os 12 municípios do Oeste de instrumentos de promoção e adaptação climática e de recursos humanos preparados para assegurar a sua implementação e monitorização, mas também das comunidades locais informadas e preparadas para lidar com as mudanças climáticas. Para esse efeito foram elaborados os Planos Municipais de Adaptação às Alterações Climáticas e neste encontro foram apresentadas as urgências e os desafios para o Oeste no caminho da transição verde e da adaptação às alterações climáticas

Este projecto foi financiado em 233.640 euros pelo Fundo EEA Grants, que resulta da contribuição dos estados da Islândia, Liechtenstein e a Noruega. Neste evento foi ainda proporcionado um momento de debate com representantes dos Municípios de Alcobaça, Caldas da Rainha, Lourinhã (com a participação do vereador João Serra) e Torres Vedras, com o objectivo de conhecer as urgências e desafios de adaptação do território às alterações climáticas.

O objectivo deste projecto regional é promover a integração do Plano Intermunicipal de Adaptação às Alterações Climáticas da Região do Oeste à escala municipal. Para além disso, o ‘Projecto Oeste’ pretende dotar os municípios oestinos “de um instrumento estratégico e operacional de adaptação às alterações climáticas que aumente a resiliência local, promovendo, simultaneamente, a capacitação dos técnicos municipais no domínio da adaptação climática local e aumentando a sensibilidade e a preparação dos actores locais e regionais para lidarem com as implicações das alterações climáticas”.

Mais pormenores na próxima edição impressa do ALVORADA.

Texto: ALVORADA
Fotografia: Paulo Ribeiro/ALVORADA